3 de jun de 2016

Características da igreja verdadeira

   
Em meio tantas religiões e templos, talvez você já tenha se perguntado qual seria a igreja verdadeira? Qual destas igrejas,  é a igreja de Deus? Ao nos depararmos com estas perguntas, entramos em tema altamente polêmico, porém não citaremos nomes de nenhuma denominação, pois seja qual for a denominação que alguns de vós frequenta, tenho certeza que você tem convicção ser a sua denominação a igreja verdadeira. Para sabermos as características da igreja verdadeira precisaremos entender como a igreja no principio se comportavam.
    E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações At 2:42
Observamos quatros itens: 

  • Primeiro Doutrina dos Apóstolos: A igreja eram submissas aos seus líderes, eles cumpria o que está escrito em Hebreus 13:17   Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Por sua vez os líderes também cumpria a risca o seu papel conforme está escrito em 1Pe 5:2-3 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.        Desta forma concluirmos que tanto os rebanhos, quanto os líderes eram submissos e cumpridores  da Palavra de Deus ( Bíblia ).

  • Segundo Comunhão: Conforme o dicionário Aurélio comunhão é: participação; comunicação; contribuição; intimidade; cooperação, ou seja, podemos definir comunhão  como duas ou mais pessoas que se relaciona, tendo as coisas em comum acordo, tendo diálogo e capacidade para resolver as questões tendo uma unidade e juntando-se para uma ação comum em que todos os envolvidos sejam beneficiados. Desta forma concluirmos que  embora havia na igreja diversas linhas de pensamentos eles estavam unidos e ligados ao um bem comum. Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:1                        
  • Terceiro: Partir do pão: Todos os membros da igreja, tinham tudo em comum. Nenhum de seus membros passavam qualquer tipo de necessidade material, pois seus bens eram distribuídos entre si, favorecendo desta maneira a classe mais pobres, podendo desta maneira todos servirem a Deus de igual modo, claro existiam algumas exceções, mas em sua unanimidade seguia a igreja.
  • Quarto Orações: A igreja no principio tinha como seu principal hábito a oração, conforme o costume dos Judeus, faziam-se pelo menos três orações ao dia, geralmente observavam o período da oração: À noite, ao meio dia e às seis horas da tarde. Faziam orações no templo e nos lares. A oração pode se dizer ser uma marca registrada para os cristãos da igreja, lembrando que não é o tempo da oração que vai determinar sua espiritualidade com Deus, (E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos Mateus 6:7) mas a frequência e a perseverança são fatores determinantes para uma espiritualidade com Deus ( Orai sem cessar Tessalonicenses 5:17;Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:18).

  Agora que observamos este quatro itens básicos, podemos então dar continuidade nas características da igreja verdadeira, apesar de serem muitas as características, vamos procurar resumir o máximo.
  A igreja Verdadeira reconhece Jesus como único e suficiente Salvador. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6. Só Jesus salva, não é a denominação, não é o tempo de cristão, não são as obras. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8;Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6.
  A igreja Verdadeira tem como marca registrada o amor: Sendo o amor o maior mandamento Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:28-31. É bom lembrar que este amor não é um amor "cego", este amor não vai além da razão, o que é certo é certo, e o que é errado é errado, ou seja, este amor não encobre erros e massageia ego de ninguém. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12; E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Hebreus 12:5-8.
  A igreja verdadeira reconhece um único Deus distinto em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo: Talvez para alguns isto seja complicado para se entender, porém a Bíblia deixa isto muito claro. Há inúmeras passagens em que vemos a manifestação do Pai, Filho e Espírito Santo atuando ao mesmo tempo. Um exemplo disto está no Batismo de Jesus. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:16-17. Vejamos que cada um cumpriu o seu o Pai falando ao Filho, o Filho subindo das águas, e o Espírito Santo descendo em forma corpórea como pomba. Há outras passagens tanto no Antigo como no Novo Testamento comprovando isto.
 Há muitos outros pontos de uma igreja verdadeira tais como:
  • A igreja é chamada santa
  • A igreja é Enriquecida em palavra( Bíblia)
  • A igreja é Enriquecida em conhecimentos
  •  A igreja é Enriquecida em dons espirituais
  • A igreja é cheia do Espírito Santo
  • A igreja é cheia de temor
  • A igreja tem cuidado especial com as almas
  • A igreja tem como seu objetivo principal adorar e glorificar a Deus.
  • A igreja é unida, embora sejamos muitos somos um só corpo em Cristo Jesus.
  Porém vamos parar por aqui em outra oportunidade, falaremos um pouco mais deste assunto tão extenso e polêmico, mas necessário, alguns dizem que não há uma igreja perfeita, somente há um Deus perfeito, concordo em patê com esta afirmação, realmente há um Deus perfeito, porém a igreja deve buscar constantemente sua perfeição, não deixando suas raízes que suponho ser o amor a Deus e amor ao próximo e amar assim como Cristo nos amou, portanto fica meu recado Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Apocalipse 2:4-5
Presbítero Ivo Costa

Talvez você também venha gostar do artigo:
                                         Quem pode salvar-se?