1 de nov de 2016

Qual o verdadeiro sentido do Natal?

1. É DEUS VISITANDO A TERRA NA PESSOA DE JESUS (Mt 1:23 “Eis que uma virgem conceberá e dará á luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.
O que não é o Natal? O natal não guirlanda penduradas nas portas, não é velas coloridas acesas na mesa, o natal não é ceia com peru, o natal não é pinheiro iluminado com presentes aos seus pés, o natal não o velhinho de barba acompanhado de seus duendes carregando o saco de presentes, o natal não é o tocar dos sinos a meia noite.
O sentido de natal é que o Emanuel nasceu. Porque ele representa Deus visitando?

1.1 Porque ele nasceu para salvar Mt 1:21 “Ela dará á luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
1.2 Porque ele nasceu rei para viver reinado Mt 2:2 “E perguntavam: Onde está o recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adora-lo”. Ninguém nasce rei, nasce príncipe, mais Jesus nasce rei.
1.3 Porque ele nasceu para ser o Cristo Mt 2:4 “então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer”.
1.4 Porque ele nasceu para ser adorado Mt 2:8 “E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adora-lo”.
Se Deus estava em Cristo visitando o povo enquanto viveu na carne, muito mais hoje ressurreto com os atributos da divindade. Mt 28:20 “ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

2. É JESUS TENDO PRIORIDADE EM NOSSOS CORAÇÕES (Jo 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”).
Natal não é priorizar o presépio, natal não é priorizar os familiares, natal não é priorizar os presentes, natal não é priorizar a festa, embora seja essencial e digno.

 


Quando o mistério da vinda do Senhor Jesus se torna claro no coração humano, o homem compreende que o Natal não é apenas um feriado, mas sim um dia muito importante, para a revelação do amor maior de Deus. O nascimento de Cristo não foi um evento trivial da história. Foi a entrada triunfante de Deus em carne, osso e sangue na história e vivência da humanidade. É por causa desta vinda divina ao mundo que o relacionamento do homem com Deus é restaurado.
O sentido do natal é que Jesus nos salvou e mora em nossos corações.

2.1 Priorizar Jesus no coração é viver em santidade Mt 3:12 “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”.
2.2 Priorizar Jesus no Coração é Sacrificar-se para adora-lo Mt 2:11 “E ao entrar na casa viram o menino com sua mãe Maria e prostrando se o adoraram; e abrindo seus tesouros ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”. Esses astrólogos não eram ricos mais de suas pobrezas tiraram o melhor que tinham para adorar a Jesus.
2.3 Priorizar Jesus no Coração é ter uma vida de coração ardentes Mt 2:11 “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

3. É A VOZ DA CRUZ ERGUIDA NO CALVÁRIO (João 3:14, 15 “E de modo por que Moisés levantou a serpente do deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna”).
Pense na alegria instantânea, imensurável e incontrolável dos discípulos quando perceberam que o túmulo estava vazio. Para os salvos o Natal traz grata celebração, traz vida e esperança.

A Cruz grita que Satanás perdeu o controle sobre mim (Cl 2:15 “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”).
A Cruz grita a minha cura (Is 53:3a “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;”).
A Cruz grita minha reconciliação com Deus (Cl 1:20 “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”).

Nosso natal é Cristo em seu nascimento sua vida e obra sua ressurreição e glorificação, crê no natal é anunciar a Cristo.

Boas festas.