3 de fev de 2015

Segredos e Promessas do Deserto

TEXTO: Ex 23:20-23
INTRODUÇÃO:

·      O livro do Êxodo. Muitas pessoas referem-se ao livro de Êxodo como um texto de leis, outros o conhecem por ser o conjunto bíblico onde está contida a história da libertação do povo hebreu que posteriormente iria se tornar o povo Judeu, entretanto este Shemót para os judeus, ou Êxodo para nós, vai muito além do que a grande maioria das pessoas imagina.
·      Êxodo é livro de confirmações, pois grande parte da profecias contidas em Gênesis acontecem no livro de Êxodo.
·      O livro de Êxodo, entre outras características, aponta para a gloriosa redenção do povo Hebreu. É neste texto onde encontramos a figura da redenção através da páscoa e da saída de Israel do Egito.
·      Ainda é neste mesmo livro onde se encontrará o maior número de apontamentos e figuras direcionados ao Messias! Não se pode falar em Êxodo sem pensar no Tabernáculo. Mesmo com mais de 3.500 anos de antecedência o Tabernáculo se configura uma das mais sólidas e espetaculares figurações do Cristo que haveria de vir.
·      Êxodo é um livro de grandes revelações e profecias abertas a todos os olhos e ouvidos espirituais. 
·      Deus conhece os limites do seu povo. Desde a saída do Egito, era aquele o terceiro mês da saída dos filhos de Israel da Terra do Egito, tempo em que chegaram ao Deserto do Sinai. Ali o Senhor chamou Moisés ao topo do monte Sinai para conversar com Ele e aquela não foi uma parada comum, pois Deus tinha propósitos para o seu povo através daquela pequena parada. O Senhor escolheu o deserto para instruir seus filhos amados sobre como agir para ter atitudes, vencer limites e chegar ao lugar de descanso e paz.

·      O Deserto segundo a Bíblia, sempre esteve ligado às provações e desafios.

ð Deserto - Lugar de improdutividade. João pregou no deserto, que preparou o caminho para a chegada de Cristo. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Isaías 40:4 "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas”.
ð Deserto - Lugar de simplicidade. A vida de João combinava bem com o deserto em que habitava. Ele usava roupas feitas de pelos de camelo com um cinto de couro e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre.
ð Deserto - Lugar de libertação. Talvez a ideia do deserto esteja mais ligada com a ideia da libertação e da salvação do que com qualquer outra ideia. Lembramo-nos de como o Senhor soltou os israelitas das garras dos senhores egípcios e providenciou-lhes redenção no deserto: Jeremias 31:2 "O povo que escapou da morte achou favor no deserto”.
ð Deserto - Lugar de prova. Para Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo.

ð MAIS NO TEXTO O QUE SIGNIFICA O DESERTO NA VIDA CRISTÃ?

1)             Deserto, lugar de aprender e crescer. Foi naquela parada em pleno deserto onde o Senhor escreveu as tábuas com os mandamentos. Quando estamos no deserto nossos ouvidos ficam mais propensos a ouvir. Quando se está no deserto é mais fácil ser convencido a tomar a atitude correta!
2)             Deserto, lugar de descanso. A princípio pode soar estranho. Depois de repassar muitas leis, o Senhor estabeleceu duas épocas especiais: O ano do descanso e o dia do descanso. Deus sabia que o seu povo não suportaria viver debaixo de leis e regras, trabalhando duro e sem descansar. Há um tempo de descanso separado para a sua vida e ele vai chegar. Não sei se será um dia ou um ano, mas certamente o Senhor está preparando um tempo de descanso na sua vida.
3)             Deserto também é lugar de festa. Veja como a palavra de Deus é sábia, concisa e perfeita. Depois das leis que representam o trabalho, vem o descanso, depois do descanso vem à festa. Ex 23:14 Três vezes ao ano me celebrareis festa. Muita gente pensa que cristãos são pessoas sisudas, triste e sem motivos pra fazer festa, mas crente é festeiro! De fato até nos tempos de deserto nós podemos fazer festas.

TRANSIÇÃO: QUAIS SÃO OS SEGREDOS DO DESERTO?

1.             DEUS SEMPRE ENVIA AJUDA NA HORA CERTA.      

Ex 23:20 Eu envio um anjo diante de ti, para te guardar pelo caminho, e te levar ao lugar que preparei. Falar sobre anjos é sempre algo complicado. Anjos são seres servidores, criados exclusivamente para trabalhar para Deus e para os homens. Heb 1:14 “Não são todos eles espíritos servidores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Anjos são soldados do Senhor enviados para operar em prol das nossas batalhas.
1 Reis 19.5 é um anjo quem acorda Elias e lhe providencia ajuda no deserto.
Daniel 6.22 um anjo foi enviado a Daniel para tirá-lo da boca dos Leões.
Atos 12.7 “de repente que sobreveio um anjo do Senhor, e resplandeceu a luz na prisão onde estava Pedro e tocando no seu lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E assim caíram-lhe as algemas.
·      Deus sempre vai enviar ajuda na hora certa. Pare de se preocupar porque o reforço está vindo sobre a sua vida. Acredite no poder soberano de Deus sobre as suas dificuldades e tome uma atitude: Levanta-se depressa porque todas as algemas espirituais e físicas da sua vida vão cair.
·      Quando Deus manda o reforço as coisas acontecem, Salmo 91:11 “Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito para guardarem todos os seus caminhos”.
2 Reis 19:35 “Naquela mesma noite, saiu um anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios 185 mil deles. Levantando-se os assírios pela manhã cedo, viram que todos estes eram cadáveres”.
Um anjo, 185 mil problemas, uma noite de batalha e uma grande vitória na virada do dia! E você está preocupado com “um mísero problema”? Ele não é páreo para o Deus da Glória que está sobre a sua vida.

2.             NÃO DUVIDE DO PODER DE DEUS.

Êx 23:21 “Guarda-te diante dEle”. Este termo “guardar” traduz-se originalmente por “esconder-se”. O Salmo 91.4 diz: “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua fidelidade será seu escudo e broquel”.
·      Não duvide, pois o Senhor está contigo. Esconda-se sob as asas do altíssimo, descanse à sombra do onipotente. Jeová é fiel e justo para atender o seu clamor.

3.             SEUS INIMIGOS VÃO COMPRAR BRIGA COM DEUS.      

Ex 23:22 “Serei inimigo dos seus inimigos e adversário dos seus adversários”. Davi era homem, mas pelo poder de Deus venceu um urso, um leão e um gigante. Agora Deus não é homem, Deus “é poder”. v.23 O meu anjo irá adiante de ti.
·      Ele é inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Agora assim estamos falando de um Deus que era no passado, está no presente e será no futuro: Deus vai se adiantar nos seus problemas antes deles acontecerem.
·      Chega de ficar preocupado com os problemas que ainda não aconteceram. Deus já enviou o anjo adiante de ti para solucioná-los para você.

SOBRE A BASE DESSES 3 SEGREDO DO DESERTO HÁ 4 PROMESSAS.

1.             FIM DA DOENÇA. Êxodo 23.25 Servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água. Tirarei do meio de vós as enfermidades. Deus vai lhe entregar autoridade para vencer dificuldades na área da saúde, tanto física, quanto espiritual.
2.             FIM DA ESTERELIDADE. Êxodo 23.26  “e na tua terra não haverá mulher que aborte, nem mulher estéril. A gravidez representa a construção de um sonho e este texto diz que “na sua terra não haverá mulher que aborte”, em outra palavras: Seus projetos não serão frustrados. Vá em frente, lute com fé, pois certamente Deus esta enviando um anjo adiante de você para realizar o que você tem planejado. Chega de esterilidade! É hora de dar frutos físicos e espirituais.
3.             DEUS PREPARA O TERRENO. Êxodo 23.27 Enviarei o meu terror diante de ti, pondo em confusão todo povo em cujas terras entrares. Farei que todos os seus inimigos te voltem às costas. Deus vai assolar os seus opressores, melhor dizendo: Deus vai aplainar o terreno íngreme onde você estava tentando subir. Até agora estava difícil, muita opressão, muita humilhação. Seus inimigos vão bater cabeça sem saber direito o que está acontecendo e sairão humilhados da sua presença.
4.             RESTAURAÇÃO. Êxodo 23.28 Enviarei vespas adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti. Quando a bíblia fala sobre vespas e gafanhotos, está parafraseando exércitos.
·      Vespas são organizadas em colmeias, divididas em subgrupos: Obreiras, guerreiras, reprodutoras.
·      Os exércitos de anjos do Senhor também são divididos conforme as suas funções grupos e sub-grupos.
·      Vespas são parecidas com abelhas, mas não são abelhas. Anjos são parecidos com Deus, mas não são deuses.
·      Mas há uma curiosidade maior. Só as vespas fêmeas tem ferrão e o ferrão é a espada da vespa. Buda, Ghandi, Dalai-Lama, todos estes tem história pra contar, mas só a igreja tem a palavra e a palavra é a espada do Crente!

Deus está mandando um exército de restauração na sua vida! Tome uma atitude agora e prepare para receber o melhor de Deus.


CONCLUSÃO: FIQUE FIRME O DESERTO É LUGAR DE PASSAGEM PARA A TERRA DA PROMESSA.

CONTATOS: (22) 98135-8547 ou
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge