25 de fev de 2016

Você tem uma motivação para seguir Jesus?


Tudo o que fazemos em nossa vida precisa de uma motivação, é uma preocupação de muitas empresas, pois sabem que um funcionário sem motivações, pode se tornar um funcionário que não produza satisfatoriamente. Motivação como o nome já sugere são os motivos para se entrar em ação. Uma pessoa sem motivos, se torna uma pessoa desmotivada, e quando uma pessoa fica desmotivada se torna uma pessoa que não tem objetivos em sua função. Quando se trata de motivação no Reino de Deus, o caso se torna muito mais complexo, porque uma vez que estamos desmotivado no Reino de Deus esta desmotivação não abrange somente a mim mesmo, mas há uma grande soma de pessoas que são abrangida pela minha motivação, ou pela minha desmotivação.
  No livro de João 6.24-27  Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. Nestes versículos Jesus, mostra para seus discípulos qual deveria ser a principal motivação em segui-lo,porque Jesus sabia que alguma pessoas estavam seguindo-o por algumas motivações egoístas, muitos líderes até promovem incentivos para que você receba algo material, em troca de sua fé ou serviço no Reino de Deus, e incentivam a buscá-lo não por aquilo que Ele é, mas por aquilo que Ele pode lhe oferecer, fazem  muitas vezes lembrar dos benefícios, e se esquecer do bem-feitor, mostra o que Jesus pode dar e não mostra o que Jesus, realmente é. Jesus tinha feito um grande milagre, ele tinha multiplicado cinco pães de cevada e dois peixinhos, os discípulos viram uma coisa extraordinária acontecer, com certeza este era um grande motivo para seguir Jesus, estando os discípulos com Jesus eles jamais passariam fome, enquanto eles estivessem com Jesus, haveria abundância de pão. Mas os discípulos estavam preste a seguir Jesus, por uma motivação egoísta, esta motivação é segui-lo porque ele nos beneficiou. Um cristianismo que segue a Jesus só pelos benefícios é um cristianismo pobre. 1 Corintios 15.19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens...
  É um cristianismo a qual Jesus não poderá contar, embora isto não seja totalmente errado, todo ser humano ter obrigações com sua família e com a sociedade, Jesus nunca ensinou nínguem deixar suas obrigações com a família ou com a sociedade Mateus 22.17-21  Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
 E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Todavia Jesus ensina em Mateus 6.31-34  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. 



  Há várias motivações pelas quais as pessoas seguem a Jesus:

  • Porque suas necessidades físicas são atendidas. João 9:32Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. 
  • Porque nossas necessidades emocionais são atendidas. Lucas 7.13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
  • Porque nossas necessidades financeiras são atendidas João 6.13 Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
  • Porque nossas necessidades espirituais são atendidas Marcos 5.8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
  Diversas podem ser nossas motivações, e nenhuma destas motivações citadas estão erradas, porém estas motivações não podem ser as únicas, é verdade que ninguém consegue motivar alguém se antes suprir suas necessidades básicas, Jesus sabia muito bem disto por isso é que ele ainda hoje alimenta, cura, liberta, porém Jesus não quer que o sigamos somente pelas motivações egoístas, e que seria estas motivações? São aquelas motivações visando o próprio e exclusivo interesse. São os motivos que eu utilizo para seguir Jesus, visando somente o benefício que ele pode proporcionar na minha vida. Um exemplo disto são os dez leprosos, os dez estavam buscando a Jesus, e estavam clamando pela cura, mas apenas um dentre os dez estava com a motivação correta, os outros nove, dar a se entender que estavam buscando a Jesus, somente pela cura, uma vez que recebeu, eles não viram mais motivos para permanecer na caminhada com Jesus, e é aí que ocorre dois grande perigo:
1° de receber e abandonar a Jesus.
2° de não receber e abandonar a Jesus.
  Não está errado seguir a Jesus por Ele ter feito algum benefício, mas se nós nos apegarmos somente nisso poderemos ter uma fé frágil. Deus é soberano, e sempre deve prevalecer a soberania de Deus, um leproso chegou a Jesus e disse-lhe: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo, Jesus estendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero, sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.Mateus 8.2-3. Em outra ocasião Jesus, esta orando e pede ao Pai. Pai se possível, passa de mim este cálice, e novamente ele ora e diz: contudo não seja, a minha vontade, mas seja feita a tua vontade. Eu entendo que nem sempre a minha vontade é a vontade de Deus, e quando eu não entendo isto, eu posso me frustrar com isso. pois o dia em que Jesus não suprir o meu egoísmo eu não terei motivos para segui-lo.
  Jesus chamou seus discípulos e envia de dois em dois, para realizar a sua obra, e eles voltam totalmente motivados, porque eles viram os enfermos serem curados, os oprimidos por demônios serem libertos, pregaram a palavra e pessoas creram, mas Jesus  advertiu-os Lucas 10.20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.   Nossa principal motivação deve ser alegria de nossa salvação, em saber que nosso nome esta escrito no livro da vida, e precisamos servir a Deus não pelo que Deus pode nos oferecer, mas servi-lo pelo que Ele é.