19 de abr de 2016

Investindo em grandes relacionamentos: A cultura do Respeito

Uma mensagem sobre como dar e receber respeito! 1 Coríntios 13.5: “O amor não é grosseiro”. (LH) “O amor tem boas maneiras” (Phillips) “Respeitem todas as pessoas.” 1 Pedro 2.17 (NTLH)

Quem já viu uma pessoa fazendo um barraco por que foi contrariado? É uma cena deprimente! Não há dúvidas sobre isto, a grosseria está em alta. As pessoas estão mais grosseiras com as outras, física e verbalmente, do que em qualquer outro tempo. Até parece que a cortesia tão comum, não está tão comum em nossos dias. Isto é um fenômeno mundial. Devido ao stress e a corrida do dia a dia, cada vez mais, a pressão aumenta e com ela o destrato.

SUA REAÇÃO DIANTE DE UMA CORREÇÃO, VAI REVELAR SUA MATURIDADE
O remédio para a grosseria está em 1 Pedro 2.17: “Respeitem todas as pessoas”. Circule “todas”.
POR QUE DEVO TRATAR TODAS AS PESSOAS COM RESPEITO?
PORQUE DEUS CRIOU A TODOS: Salmo 8.5 (NTLH) “No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo; e lhe deste a glória e a honra de um rei.”
A Bíblia diz que as pessoas são a coroa da criação. Mesmo os desprezíveis, pessoas rabugentas, indesejáveis – Deus diz: “Eu as fiz”. Porque todos somos criaturas de Deus, merecemos respeito. Tendemos a ser simpáticos com as pessoas que consideramos mais importantes que nós mesmos no status social. Tendemos a ser rudes com as pessoas que pensamos que estão abaixo de nosso status. Mas Deus diz: todas são minhas. Seja respeitoso com todos. Seja respeitoso com o Presidente ou com o mendigo da rua, o chefe ou o sem-teto. Deus fez a todos.
PORQUE JESUS MORREU POR TODOS: 1 Pedro 1.18-19 (BV) “Deus pagou um resgate para livrar vocês (...) Ele pagou por vocês o precioso sangue de Cristo.”
Isto mostra o quão valioso o ser humano é. A cruz revela o valor que Deus dá às pessoas. Eu posso não pensar bem sobre uma pessoa, mas Deus pensa. Ele avaliou bem as pessoas para mandar Jesus morrer por elas.
Em Mateus 25, Ele nos diz que iremos a julgamento baseado em como tratamos as pessoas. “Pois eu estava com fome e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água; (...) estava doente e cuidaram de mim; estava na prisão e foram me visitar. Então os bons perguntarão: “Senhor, quando fizemos isso para Ti?”. Jesus dirá: “...quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, de fato foi a mim que o fizeram”. Isto é muito importante. Jesus morreu por todos e Deus criou a todos.
PORQUE REVELA QUE EU CONHEÇO A DEUS: Como você sabe se é um crente verdadeiro? Olhe seus relacionamentos. “Mas se alguém não ama nem é bondoso, isso demonstra que ele não conhece a Deus. Porque Deus é amor.” 1 João 4.8 (BV). Posso estar bem firme em relação às doutrinas e à fé, conhecer bem a Bíblia, se não tiver amor, isso não vale nada. Jesus era gracioso com as pessoas. Ele protegia a dignidade das pessoas.
PORQUE VOU COLHER O QUE PLANTEI: Gálatas 6.7
“A colheita que um homem faz na vida depende inteiramente daquilo que semeia.”
Este é o princípio de plantar e colher. Provérbios 11.17, “Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz”. Não vale à pena ser rude. Você nunca alcançará os resultados desejados. Nunca.
CINCO FORMAS DE RESPEITAR E SER RESPEITADO:
FALE SEMPRE A VERDADE EM AMOR:
Inicio com o “falar” porque o caminho primário como somos rudes é através de nossas palavras. “...como é boa a palavra certa na hora certa!” Provérbios 15.23 (NTLH). O autor fala aqui sobre delicadeza. Delicadeza é pensar antes de falar. A forma como você fala pode aumentar ou diminuir o sentido do que você quer dizer.
Você pode dizer a mesma coisa de cinco ou seis maneiras diferentes e ela vai ser recebida de modo diferente mesmo se tratando das mesmas palavras. Se você vai aprender sobre relacionamentos, o fundamental é a delicadeza. Este é o segredo. Aprenda a dizer as coisas da forma correta. Delicadeza é o lubrificante relacional. Minimiza atritos entre as pessoas.
Considerar os sentimentos das pessoas. Ser solidário com o estresse dos outros. Considerar os sentimentos das pessoas. Ser solidário com o estresse dos outros.
QUANDO VOCÊ DISCORDAR DAS PESSOAS SEJA HONESTO E NÃO JUÍZ.
Romanos 14.12-13 nos diz o que devemos fazer: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão”.
QUANDO AS PESSOAS FOREM RUDES COM VOCÊ, PONDERE SUA RESPOSTA:
A Bíblia diz em Romanos 12.21: “Não paguem a ninguém o mal com o mal (...) mas vençam o mal com o bem”. O sábio popular escreveu nos muros da cidade do Rio: “Gentileza, gera gentileza!”



Pastora Márcia Vorpagel

Fonte: Igreja Batista Monte Sião