25 de jun de 2016

Tentações: Como vencê-las!


Há algumas coisas que nos incomoda e nos leva a fazer algumas perguntas tais como: Por que somos tentados? Por que Deus permite as tentações?  Como vencer as tentações? É interessante, somos tentados todos os dias. Somos tentados em todas as áreas da nossa vida. Uns são mais tentados, outros são menos, mas todos de alguma forma ou alguma maneira somos tentados, por isso o apóstolo Paulo nos deixou algumas recomendações registrado em 1° Corintios 10.12-13 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
   O inimigo ( diabo ) conhece nossa fragilidade, e nos tentará onde somos mais vulneráveis, ou seja, o inimigo entrará onde, a cerca ou o muro é mais baixo, onde somos mais vulneráveis, ele trabalhará exatamente nessas áreas. Por exemplo o inimigo não consegue ler os nossos pensamentos, porém ele é astuto, e consegue identificá-los através do que estamos vendo e assistindo, acessando na internet, pelas nossas atitudes, pelos nossos passos e nos lugares que estamos indo; então ele tem esta estratégia e sua astúcia e sabe onde vai atuar.

                Por que Deus permite  sermos tentados ?

  • Deus permite pra testar a nossa fé.
  • Deus permite pra provar a nossa paciência.
  • Deus permite pra provar o nosso amor.
  • Deus permite pra provar o nosso caráter


   A bíblia traz exemplos de servos de Deus que passaram por momentos de tentações. José no Egito foi tentado por uma mulher, a mulher de seu senhor Potifar, também Paulo, abraão e muitos outros foram tentados.  Até mesmo Jesus foi tentado pelo diabo, porém eles resistiram e venceram as tentações, em Tiago 1.12-13 diz: Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Ainda no livro de Tiago capítulo 1 e versículo 14 diz:  Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. E no mesmo livro de Tiago agora capítulo 4 e versículo 7 diz: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
   Antes de vencer as tentações vença, vença primeiro os desejos da sua própria carne. Jesus ensinou a carne é fraca, mas o espírito está pronto. Sabemos que existe uma luta entre a carne e o espírito, mas sobressair aquele a qual você o alimenta mais, então fortaleça o seu espírito, esta será uma das soluções para que você vença as tentações. Deus te dará resistência, a medida que você vá fortalecendo o seu espírito. Como eu fortaleço o meu espírito? Orando, meditando na palavra de Deus ( bíblia ) ocupando sua mente com tudo o que é puro, tudo o que é justo e verdadeiro, tudo o que pode trazer edificação para sua alma, tudo o pode trazer louvor à Deus, e virtude para nossa alma.
   Vença as tentações, vença aquilo que quer te destruir a sua vida, vença os seus vícios e seus próprios desejos, vença suas vontades e procure andar de uma forma que possa agradar a vontade de Deus. Faça como José que estava sozinho em casa e a mulher de Potifar lhe apresentou uma proposta que aparentemente parecia muito boa, vale a pena lembrar que as proposta do diabo parecem muitos boas, mas não se enganem elas somente parecem serem boas, mas trazem muitos prejuízos   no final da história. Há pratos com aparências muita boas que são oferecidos todos os dias, mas estes pratos podem não fazer bem para nossa alimentação, é preciso saber identificar o que é bom e o que não é. Peça a orientação de Deus, peça o seu discernimento para que não seja enganado. Foge da tentação e não ceda. Deus não quer te perder para as tentações, Deus não quer te perder para o mundo, Deus não quer te perder para os vícios. Se fortaleça em Deus que você resistirá e vencerá as tentações.