20 de dez de 2016

Aleluia


  Louvado seja Deus. É o significado desta palavra, geralmente é uma palavra muito utilizada para se fazer uma exclamação de júbilo e de vitória,  como podemos observar em Apocalipse  19,1E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Apocalipse 19:1
E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Apocalipse 19:1
3E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
Notemos que a exclamação aleluia está sendo utilizada para louvar a Deus pela grande vitória em que João contempla as Bodas do Cordeiro. Esta exclamação encontra também em diversos Salmos, era muito comum ouvir esta expressão "aleluia" no hinário  da igreja primitiva. Jesus e seus discípulos também entoavam hinos é bem provável estarem entoando, o Salmos 113 na celebração da Ceia do Senhor.
  Uma coisa é certa aleluia é a mais sublime aclamação de culto e adoração. Ao realizarmos um culto de adoração ao Senhor, é impossível realizá-lo sem a utilização desta frase sem contar que se trata de uma palavra universal, em qualquer lugar do mundo se diz aleluia.
    A palavra aleluia é usada no judaísmo como parte das orações . A palavra Aleluia aparece 24 vezes no Antigo Testamento da bíblia cristã, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos , com exceção do Salmo 135:3. Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Salmo 106:48.
  Conheçam e meditem em alguns dos Salmos de Aleluia: 104.35; 105.45; 106.48; 111.1; 112.1; 113.1,9; 115.18; 116.19; 117.2; 135.1,21; 146.1,10; 147.1,20; 148.1,14; 149.1,9; 150.1,6; dentre outros.
   Talvez você já tenha ouvido alguém falar a palavra "aleluias", mas será que há uma diferença entre aleluia e aleluias. Sim, mais é claro que tem, há quem diga aleluias no plural, contudo dizem errado,pois não há dois deuses ou dois senhores; servimos um Deus único e verdadeiro, portanto o correto é dizer aleluia e não "aleluias". Caso alguma vez você pronunciar a a palavra aleluias, não precisa se desesperar, apesar de ser um erro, não chega ser tão grave quando se faz sem o devido conhecimento, pois Deus sabe exatamente o que as pessoas querem dizer.