O Espírito de Amor, de Poder e de Moderação

Título original: The Spirit of Power, of Love, and of a Sound Mind
Por J. C. Philpot (1802-1869)

Traduzido, Adaptado e 
Editado por Silvio Dutra

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, de amor e de moderação". (2 Timóteo 1: 7)
   Todo cristão que está familiarizado com seu próprio coração está consciente de possuir dois conjuntos distintos de sentimentos. Ele sente, por exemplo, que nele habitam a ira, o orgulho, a justiça própria, a carnalidade, a mentalidade mundana, com uma série de outros males; e que estes não estão nem morrendo nem mortos, mas estão vivos para sua tristeza, pois ele tem cotidianamente, mais ou menos razão para gemer sob seu fardo, e sentir seu poder e influência miseráveis.
   Por outro lado, na medida em que a luz e a vida lhe são dadas para ver e sentir, ele não pode deixar de estar consciente de que possui outro conjunto de sentimentos bem distintos; como a fé, a esperança, o amor, a paciência, a humildade, o arrependimento , tristeza piedosa pelo pecado, oração e espiritualidade de mente, com afetos celestiais que muitas vezes levam sua alma a se elevar para Deus. E, embora esses sentimentos graciosos e divinos possam ser obscurecidos e enterrados por um tempo em nuvens e escuridão, ainda assim eles são revividos e trazidos à luz. Agora, como ele está consciente de que possui esses dois conjuntos distintos de sentimentos em sua alma, então tem pouca dificuldade em decidir de que natureza esses sentimentos são e de onde eles tomam sua ascensão. Ele sabe que um conjunto deles é completamente mau, e o outro é completamente bom; que um conjunto procede inteiramente do pecado e do eu, e o outro totalmente e exclusivamente da graça e poder de Deus.
   Mas, há certos sentimentos em sua alma de que ele é duvidoso quanto a qual seja a sua fonte, a que influência são atribuídos e em que conta ele deve colocá-los. Por exemplo, tais sentimentos como culpa de consciência, angústia de alma, escravidão de espírito, medo servil, perplexidade e escuridão, com muitos exercícios que surgem na mente por tentação e provação; o que dirá deles? Que nome lhes dará? Eles são maus ou são bons? Eles vêm do céu ou do inferno? Eles brotam da graça ou estão enraizados na natureza? Como pode chamá-los de mal, quando não os tinha em estado de natureza, e quando parecem, se não a graça, pelo menos acompanhar a graça? Ele deve chegar a esta conclusão, pois que se não tivesse religião, não teria tais provas.
   Por outro lado, como pode dizer que eles são bons? Não são fé, nem esperança, nem amor, nem nada semelhante a estas graças celestiais. Eles não comunicam prazer presente à sua alma, nem parecem trazer alguma glória a Deus. Então não sabe o que fazer deles, nem onde colocá-los. Ele os chamará de bons ou maus? Ele os colocará na carne, ou os atribuirá ao Espírito? Ele está pendurado na incerteza de onde os colocará e o que pensará deles; e ainda mais, o que pensará de si mesmo como sob seu poder e influência.
   Acho que as palavras diante de nós podem contribuir, com a ajuda de Deus e Sua bênção, para lançar um pouco de luz sobre esses pontos desconcertantes.
   O apóstolo declara, da maneira mais clara e positiva - "Deus não nos deu o espírito de medo". Aqui ele estabelece com autoridade divina, que um certo espírito, que chama de "espírito de temor", Deus não nos deu; e estabelece a seu lado certas bênçãos que ele diz, com a mesma autoridade decisiva, que Deus nos deu. 
   Agora, que diremos de algo no coração, que Deus não nos deu? Podemos dizer que é bom, espiritual, celestial, salvador ou divino? Não podemos dizer isso, pois se “toda a boa dádiva e o dom perfeito vem de Deus", então o que Deus não nos deu não é nem bom, nem perfeito. Por outro lado, o que diremos das coisas que Deus nos deu, como "um espírito de poder, e de amor, e de moderação?" Devemos dizer que essas são, na verdade, bênçãos; dons escolhidos do Deus de toda graça.
   Tentarei, com a bênção de Deus, abrir as palavras do nosso texto, para lançar um pouco de luz, como o Senhor possa me permitir, sobre aqueles sentimentos de que tenho falado tão intrigante e desconcertantemente para os filhos de Deus, e esforçar-me-ei por traçar a sua fonte, como eles surgem, e para o que tendem; por que são permitidos, que bem eles trazem; e como, embora não de Deus, eles são feitos ainda para trabalhar para o bem da alma. Isso formará com a bênção de Deus, o primeiro ramo do meu discurso. 
   Em segundo lugar, como o Senhor me capacitará, passarei a mostrar o que Deus realmente deu pela sua graça aos que temem o seu nome, onde eu encontro o apóstolo estabelecendo sob três divisões distintas: "Um espírito de poder, de amor, e de moderação."