2 de fev de 2017

Ação de Graças


   No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949,[1] por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.[1] Esta data é lembrada por muitas famílias de origem americana, por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista, universidades confessionais metodistas[2] e cursos de inglês. Também celebram igrejas evangélicas como a igreja Quadrangular
O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta Quinta-feira de Novembro, e no Canadá, na segunda Segunda-feira de Outubro.
Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.
   Há várias maneiras de fazer uma "ação de graças". Ao cantar por exemplo, no livro de Salmos  30.12 Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. Entoar louvores através de cânticos é uma das mais utilizadas formas de render ação de graças à Deus. Quem é que não gosta de cantar, então porque não juntar o útil com o agradável, talvez seja este o motivo de ser a número um, das preferências de um adorador à Deus. Em Salmos 92.1 Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. E não podemos negar que realmente é muito bom louvar para Deus, nos dá uma sensação maravilhosa, que é capaz de nos colocar com a sensação de estar ao lado de Deus, e que ele está ali bem perto de nós ouvindo e recebendo cada verso, entoado para ele, porém na verdade é exatamente desta maneira que acontece, o adorador se conecta na presença do seu criador através de seus cânticos, todavia estes cânticos só conseguem nos levar à presença de Deus, quando é realizado através de ação de graças, caso contrário tal ação não passará apenas de "cantarola".
  Um dos melhores momentos para dar ação de graças ao Senhor, é no momento de cada refeição, um hábito que é executado por poucos na atualidade, alguns julgam ter ficado démodé, mas a verdade é que os bons costumes, foram corrompidos pela mal conversação. Jesus por diversas vezes dava ação de graças, sempre antes de qualquer refeição, até mesmo antes de realizar um dos seus grandes milagres, Jesus rende graças à Deus.
  Quando falamos em ação de graças, não tem como separar a idéia de fazer orações em agradecimento à Deus. Seja entoando louvores, ou agradecendo por uma refeição, não tem desasociar a idéia de ação de graças com o hábito de orar. Jesus sempre orava em ação de graças, mas há um personagem no Antigo Testamento, que eu duvido que você já tenha ouvido falar dele, seja numa pregação ou algum artigo, ou algum estudo. Alguém já ouviu falar de Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, pois bem este Matanias sempre iniciava ações de graças na oração, veja que interessante ninguém ouve falar com frequência Matanias, mas quando a bíblia dá uma referência dele, diz que ele sempre iniciava ações de graças na oração. Como seria bom se lembrado por Deus ou por alguém de uma coisa que é agradável aos olhos de Deus.
   Talvez você venha ter um grande choque que esta afirmação, mas você sabia que não dar graças a Deus é um pecado. Em Romanos  1.21 diz: Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Não dar graças a Deus é realmente pecado, mas o que é pecado. Pecado é errar ao alvo, e não dar graças à Deus é um grande erro, pois nosso alvo e objetivo é adorar à Deus com ação de graça, e quando não fazemos tal ação estamos pecando, por isso eu digo esta afirmação não dar graças à Deus é pecado.
   Há muitas pessoas que deu gaças à Deus, vejamos alguns exemplos:
  • Ana, a profetisa: E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
    E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
    E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.
    Lucas 2:36-38
  • Simeão:Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
    E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
    E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
    Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
    Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
    Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
    A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
    Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.
    Lucas 2:25-32
  • Os vinte e quatro anciãos:
    10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
    11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

   Muitas são os exemplos de pessoas que rendiam graças à Deus. Uma coisa importante lembrar é que somente devemos render graças a Deus, que sejamos reconhecedores que somente Deus merece ser glorificado, toda nossa adoração em ação de graças deve ser direcionada para Deus. Que a cada momento nós possamos está sempre a disposição para dar nossa ação de graça ao nosso Deus.