Tecnologia do Blogger.

12 de fev de 2017

thumbnail

Alma

 Por Pastor Ivo Lúcio



 Todo homem possui três elementos distintos um do outro, corpo, alma, e espírito. Vamos falar um pouco sobre a alma do homem. O que é alma? O termo alma é usada por mais de 500 vezes no Antigo Testamento e mais 30 vezes no Novo Testamento. No Antigo testamento a palavra utilizada para alma é nephesh esta palavra geralmente é traduzida por "vida"; e no Novo Testamento a palavra utilizada é psyche esta palavra geralmente é traduzida por "alma".
  Seja uma pessoa ou seja um animal todos possuem uma alma, que é a substância incorpórea, imaterial e invisível. Pode ser dizer que alma é a parte sentimental ( Salmos 42.5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.) todo sentimento do homem está ligado diretamente à sua alma. A alma é também a parte  intelectual do homem (Gênesis 2.7  “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.”) . Na Bíblia o homem com vida é chamado de “alma vivente”. Assim foi Adão e depois Eva e somos todos nós. Às vezes a Bíblia usa a palavra “alma” para se referir à parte intelectual do homem.
   Enquanto o corpo e mortal e passageiro estado do homem, a alma é imortal e eterna do homem (Apocalipse 6.9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.) um dia toda alma estará diante de Deus, seja para galardão ou condenação não ninguém que conseguirá escapar. A alma assim que deixa o corpo antes de alcançar seu destino final, ela aguarda até o grande evento de todos os tempos Juizo Final, onde será julgado seu destino eterno: condenação eterna ou vida eterna,
( Apocalipse 20.4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos).
  Há teólogos que afirmam que o homem é composto por dicotomia ( O homem  formou do pó da terra, esta é a parte material do homem, ou seja,  o corpo, e recebeu o sopro de Deus em suas narinas, se tornando alma vivente, ou seja, a alma. Eles acreditam que alma e espírito são as mesmas coisas e não há distinções entre eles, isto é chamado pelos teólogos por dicotomia. Em contra partida que defendem que o homem é uma tricotomia, ou seja, possem corpo, alma, e espírito.
( 1°Tessalonicenses 5.23 2E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo). Os teólogos que defendem esta afirmação, alegam que o apóstolo Paulo faz distinção entre esses três elementos:
1. O corpo, é a parte visível e material do homem.
2. A alma é a parte invisível do homem, está relacionada com a parte sentimental e intelectual do homem, e se distingue com o espírito
3. O espírito, é a parte do homem que faz ligação direta com Deus. O espírito possui razão, vontade e consciência.
   Talvez você já tem perguntado, quando o homem morre o que acontece com ele. Bem o corpo volta ao pó donde foi gerado, a alma aguarda seu destino, onde se prestará conta diante de Deus, pelo que fez através do corpo, seja bom ou seja mal, e o espírito volta para Deus. (Eclesiastes 12:6,7 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu ).
   A alma tem muitos sentimentos e emoções, tais como:

  • Sede: Salmos 42.2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
  • Fome:  Salmos 107.9  Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
  • Cansaço: Jeremias 31.25  Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.
  • E a que busca ao Senhor: Crônicas 22.19 Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.
  • Aborrece: Levítico 26.11  E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
  • Angustia-se: Jó 30.25 25 Porventura não chorei sobre aquele que estava aflito, ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado?


  Há muitos outros sentimentos que vem da alma.

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

Popular Posts

QUER TER SEU ARTIGO GOSPEL PUBLICADO?

Titulo da Postagem:

Link da Postagem

E-Mail (nao sera exibido):

Link da Foto