887' type='text/javascript'/

12 de fev de 2017

Alma

 Por Pastor Ivo Lúcio



 Todo homem possui três elementos distintos um do outro, corpo, alma, e espírito. Vamos falar um pouco sobre a alma do homem. O que é alma? O termo alma é usada por mais de 500 vezes no Antigo Testamento e mais 30 vezes no Novo Testamento. No Antigo testamento a palavra utilizada para alma é nephesh esta palavra geralmente é traduzida por "vida"; e no Novo Testamento a palavra utilizada é psyche esta palavra geralmente é traduzida por "alma".
  Seja uma pessoa ou seja um animal todos possuem uma alma, que é a substância incorpórea, imaterial e invisível. Pode ser dizer que alma é a parte sentimental ( Salmos 42.5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.) todo sentimento do homem está ligado diretamente à sua alma. A alma é também a parte  intelectual do homem (Gênesis 2.7  “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.”) . Na Bíblia o homem com vida é chamado de “alma vivente”. Assim foi Adão e depois Eva e somos todos nós. Às vezes a Bíblia usa a palavra “alma” para se referir à parte intelectual do homem.
   Enquanto o corpo e mortal e passageiro estado do homem, a alma é imortal e eterna do homem (Apocalipse 6.9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.) um dia toda alma estará diante de Deus, seja para galardão ou condenação não ninguém que conseguirá escapar. A alma assim que deixa o corpo antes de alcançar seu destino final, ela aguarda até o grande evento de todos os tempos Juizo Final, onde será julgado seu destino eterno: condenação eterna ou vida eterna,
( Apocalipse 20.4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos).
  Há teólogos que afirmam que o homem é composto por dicotomia ( O homem  formou do pó da terra, esta é a parte material do homem, ou seja,  o corpo, e recebeu o sopro de Deus em suas narinas, se tornando alma vivente, ou seja, a alma. Eles acreditam que alma e espírito são as mesmas coisas e não há distinções entre eles, isto é chamado pelos teólogos por dicotomia. Em contra partida que defendem que o homem é uma tricotomia, ou seja, possem corpo, alma, e espírito.
( 1°Tessalonicenses 5.23 2E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo). Os teólogos que defendem esta afirmação, alegam que o apóstolo Paulo faz distinção entre esses três elementos:
1. O corpo, é a parte visível e material do homem.
2. A alma é a parte invisível do homem, está relacionada com a parte sentimental e intelectual do homem, e se distingue com o espírito
3. O espírito, é a parte do homem que faz ligação direta com Deus. O espírito possui razão, vontade e consciência.
   Talvez você já tem perguntado, quando o homem morre o que acontece com ele. Bem o corpo volta ao pó donde foi gerado, a alma aguarda seu destino, onde se prestará conta diante de Deus, pelo que fez através do corpo, seja bom ou seja mal, e o espírito volta para Deus. (Eclesiastes 12:6,7 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu ).
   A alma tem muitos sentimentos e emoções, tais como:

  • Sede: Salmos 42.2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
  • Fome:  Salmos 107.9  Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
  • Cansaço: Jeremias 31.25  Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei.
  • E a que busca ao Senhor: Crônicas 22.19 Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.
  • Aborrece: Levítico 26.11  E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
  • Angustia-se: Jó 30.25 25 Porventura não chorei sobre aquele que estava aflito, ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado?


  Há muitos outros sentimentos que vem da alma.