A ditadura do orgulho

 O rei Uzias tinha tudo para ser um grande rei. Sua história poderia ser somente de bênçãos e vitórias no Senhor, mas uma doença grave afetou-o, esta doença não estou me referindo da sua lepra. Uzias tinha um reino fortificado pelo Senhor, teve um reinado com um pouco mais de meio século; Deus o tinha exaltado. Somente uma coisa era preciso pra que Uzias permanecesse sendo uma bênção, ele só precisava manter-se humilde na presença do Senhor, mas ele cometeu um grande erro. Ele entrou no templo do Senhor, pra queimar incenso no altar do incenso, porém o sacerdote Azarias e mais oitenta sacerdotes, que por sinal eram valentes, eles se levantaram contra o rei Uzias, e repreenderam o rei severamente por não se tratar da competência do rei queimar incenso no altar do incenso, era uma função exercida exclusivamente do sacerdote. Neste momento o rei teve uma grande oportunidade, que fora desperdiçada por ele, ele poderia naquele momento de repreensão se arrepender de seu pecado e se humilhar, desta forma ele poderia talvez se livrar das consequências deste pecado, todavia o rei não se arrependeu nem se humilhou e foi acometido por uma grande enfermidade, talvez você venha pensar que seja a lepra, contudo não era a lepra e sim o orgulho, devido este orgulho foi que lhe resultou a lepra.
   Foi exatamente esta doença chamada orgulho que provocou sua ruína, até então Deus estava honrando-o, porém entrou o orgulho em seu coração e junto com ele veio a desonra. 
Provérbios 11.2 Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. 29.23 A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.
   Uzias já tina tudo o que era necessário, não tinha necessidade de nada, porém o que talvez ele não sabia é que Deus resite ao soberbo. Tiago fala muito sobre isto, vejamos em :
Tiago 4.1-6 
1 DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
   Todo homem precisa entender que seja objetos ou posições  foram dadas por Deus. Pilatos disse para Jesus: Não sabe que tenho poder para te soltar e para te prender?  Porém Jesus foi categórico em sua resposta: Não teria nenhum poder obre mim , se não te fosse dada de cima por Deus. Seja qual for a autoridade que uma pessoa possa exercer, ela precisa entender que toda autoridade foi constituída por Deus, e que não á autoridade maior do que a de Deus. Por isso Jesus no ensinou que aquele que a si próprio se exalta este será humilhado.
   O apostolo Paulo também nos ensina em
 2Corintios 10.13-18 
   O Senhor Jesus precisa estar acima de tudo se temos algo para nos orgulharmos, foi por sua vontade nos conceder tais motivos, porém estes motivos que Deus nos concede para nos orgulharmos é para que seu nome seja engrandecido. Portanto dele, e pra ele, por ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém