A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo

  A maioria das nossas bíblias, trazem em sua capa as palavras escrita: Bíblia Sagrada. O que significa chamarmos este livro de Bíblia Sagrada? A palavra Sagrada: significa aquilo que pertence a Deus, ou aquilo que vem de Deus.  Deus é a fonte da palavra Sagrada,
de uma forma muito especial, Deus tem algo muito dinâmico para fazer com esses livros que formam a Bíblia.
  A Bíblia contém a mensagem de Deus ao homem, é isso O que torna este livro mais importante do mundo, Portanto o estudo da Bíblia é o mais importante estudo do mundo; é por isso que nós vamos estudar esse livro.
   O que é o livro de Deus para nós?  Deus tinha uma mensagem, ele queria transmitir essa mensagem ao homem, para fazer isso Ele morreu. Muitos homens escreveram a Bíblia,foram  mais de 40 homens, todos os  homens foram movidos por Deus, de tal maneira que as palavras que eles escreveram,  não eram suas palavras, mas eram as palavras de Deus.
  Em um período de seus escritos , Deus através da inspiração Espírito Santo , deu suas mensagens aos homens Santos, para falaram da parte de Deus,todos movidos pelo Espírito Santo,  Atravessaram Rios e montanhas para fazer a vontade de Deus, e documentar sua palavra.
   Imagine o vento soprando as velas de barco, e movendo o barco pelo rio. Isso é a inspiração. Segundo termo ou expressão que podemos utilizar é o verbo vivo de Deus, que não se aplica a escrituras, mas a Jesus Cristo .
  A Bíblia chamada de a palavra de Deus escrita. Jesus Cristo é chamado de O Verbo Vivo de Deus ou a palavra viva de Deus,  tudo que ele foi, o que ele disse, e o que ele fez, foi a palavra de Deus para nós Deus. Deus disse muitas coisas para nós através deste livro, mas Deus disse muito mais coisas através do seu filho Jesus Cristo.
  Eu gostaria de falar agora sobre a organização da Bíblia. Vou considerar que você nunca abriu a Bíblia antes,  se você já fora um estudioso da Bíblia, Tenha paciência alcançaremos você em algumas lições. Vamos lá?
  Os 66 Livros da Bíblia, estão organizados de acordo com o tipo de livros. Estão divididos em Velho Testamento, e novo testamento, mas nem sempre foi assim os dias de Jesus por exemplo não havia divisão entre Velho Testamento, e novo testamento; ainda não havia sido escrito por isso os livros que existiam nos dias de Jesus, eram simplesmente chamados de palavras de Deus, ou as Escrituras. Somente depois que o Novo Testamento foi escrito numa coleção de livros, é que foi feita a distinção entre Velho Testamento, e novo testamento.
  A mensagem textual dos livros do Novo Testamento, é a seguinte: Jesus está vindo, é isso que esses livros Estão dizendo, no princípio segundo as escrituras, Deus e os homens viviam em harmonia, mas Deus ofereceu ao Homem  a capacidade de escolha, e o homem escolheu se afastar de Deus; e Deus que não pode tolerar esse tipo de religião, se afastou do homem, portanto existe um divórcio entre o homem e Deus. Esse divórcio entre o homem e Deus,tem como  seu problema fundamental tratado pelas escrituras, no Antigo Testamento,  Deus nos diz: Você acreditaria, Se eu dissesse que vou fazer alguma coisa sobre esse divórcio? Em o Novo Testamento ele diz: Você acreditaria, se eu lhe dissesse que fiz alguma coisa sobre o divórcio? Note bem, os livros do Antigo Testamento, dizem que Jesus está vindo, e que vai acabar com a separação, entre Deus, e suas criaturas. Já em Novo Testamento ele nos dá uma boa notícia, ele diz:  Jesus já veio, e quando Jesus veio, ele acabou com a separação, entre Deus e o homem.
   Existem duas palavras que são simplesmente os livros do Antigo Testamento,  1°Coríntios Capítulo 10 verso 11,  o apóstolo Paulo nos dá a chave para os livros históricos do Antigo Testamento,  e para o livro histórico do Novo Testamento.
  Quando você ler os livros históricos,você vai perceber o tema de sua mensagem, procure por exemplos de avisos, esses exemplos de avisos são baseados no seguinte: As vezes, eles obedeciam a palavra de Deus e as vezes eles não obedeciam. Quando eles obedeceram há exemplos de prosperidade para o povo. Quando desobedeceram eles recebem de Deus algumas punições. Os livros históricos são seguidos pelos livros poéticos. Os livros poéticos, são a mensagem de Deus para o seu povo, que tenta viver a sua palavra neste mundo, por exemplo o Livro de Jó,  Deus tem uma mensagem para o seu povo, quando eles passaram por sofrimento, ele nos ensina que a fidelidade vai nos conduzir para a vitória.
  No livro de Salmos, sua mensagem  para  o povo de Deus é: quando estiver louvando, conseguirá passar sobre todas as coisas que passam pelo seu coração, quando você está louvando, Deus está recebendo como uma oração direta para Deus, Essa é a mensagem do Salmos.
  No livro de provérbios, Deus nos fala sobre o que se passa em nosso coração, quando estamos lá fora, nos relacionando com os outros .Alguém já disse que quando você faz um negócio com alguém,  lá duas coisas que podem ser obtidas, dinheiro, e  experiência, mas há certas pessoas que quando você negocia com elas, o dinheiro sempre vai para elas, e para você só fica a experiência. O Livro de Provérbios foi escrito, porque Deus não queria que seu povo ficasse só com experiência, dia após dia ele queria que seu povo tivesse alguma sabedoria prática sobre relações humanas, é por isso que ele nos deu o livro de provérbios.  
  Eclesiastes é a mensagem de Deus para o seu povo quando ele estiver em dúvida no coração.
  Os Cantares de Salomão São uma mensagem dirigida para o povo de Deus quando estiverem fazendo amor.É quase como que se você estivesse ouvindo uma conversa de amor, entre dois apaixonados em Lua de Mel.
  Vamos dizer assim a próxima sessão da literatura do Antigo Testamento, e a maior extensão em termos de Capítulos e versos ela é chamada de os profetas, e tem dois tamanhos. Primeiro termo é profetas maiores, e depois dos profetas menores.  Os profetas maiores são chamados assim, não porque são superiores, e a denominação de profetas menores não quer dizer que eles sejam inferiores. Os profetas maiores foram muito prolixos com o 66 Capítulo 52 Capítulo 48 Capítulo,  eles levavam muito tempo para dizer as coisas. Os profetas menores são chamados assim, porque tem 1 Capítulo ,2 Capítulos,  3 Capítulos.  Provavelmente Eles foram pregadores melhores, Porque conseguiram empacotar melhor a sua mensagem .
  No Novo Testamento também temos cinco tipos de livros:
  Primeiro quatro biografia de Jesus:  Mateus, Marcos, Lucas e João. também conhecido com livros do evangelho. Eles mostram diferentes aspectos, da vida e do ministério de Jesus.
  Depois nós temos um livro histórico, que é o livro de Atos, e depois nós temos  as epístolas de Paulo, e as epístolas Gerais. Um  jovem me perguntou, a epístola é a  esposa do apóstolo?As  epístola é uma carta , e compõe a  metade do Novo Testamento, foi escrito pelo apóstolo Paulo, as cartas Gerais,foram escritos por autores Gerais.
  O Novo Testamento encerra com um livro Profético. O livro de  Apocalipse, é um livro de símbolos, para entender de verdade esse livro chamado o Apocalipse,é preciso da ajuda do Espírito Santo. A primeira frase fala logo da revelação de Jesus Cristo, portanto nós temos 66 Livros, que estão organizados, não de acordo com a época em que foram escritos.
   Novo Testamento quatro Evangelhos, um livro histórico ,as cartas de Paulo, as cartas Gerais e um livro Profético que é o apocalipse ´.

  Leia o Antigo Testamento, lembrando Qual é sua mensagem. Jesus está vindo, esse é o verdadeiro assunto  do Antigo Testamento, já o Novo Testamento sua mensagem é, Jesus já veio, se entregou pelos meus pecados, pagando a apagando todos os meus pecados na cruz do calvário, subiu aos céus, e voltará para buscar um povo fiel, zeloso e de boas obras.