ARTIGOS GOSPEL

5 Livros de Estudo Obrigatório da Bíblia para uma Teologia de Fé e Trabalho: Lições de Gênesis

Uma dificuldade que os pastores citam quando tentam ajudar as pessoas a integrar a fé e o trabalho é a falta de uma teologia robusta. Selecionamos cinco livros para pintar uma visão abrangente, bíblica e cristã do trabalho: Gênesis, Êxodo, Neemias, Mateus e Apocalipse. Eles respondem às perguntas: Qual é o papel do trabalho cotidiano na história de Deus para a humanidade? Como devemos fazer o nosso trabalho? O “trabalho da igreja” ou ministério é o único trabalho sagrado? Deus chama as pessoas para outros tipos de trabalho? Se você está reforçando sua teologia no que se refere ao trabalho, sugerimos estudar esses cinco livros da Bíblia para um curso intensivo. Estamos começando no começo com o Genesis.


O livro de Gênesis constitui os fundamentos da teologia do trabalho. Ele nos conta a história da criação de Deus - o primeiro ato de “trabalho” - que serve como um protótipo para todo o trabalho que se segue. Também aprendemos sobre o trabalho humano como foi ordenado por Deus. Como o Gênesis está repleto de sabedoria desbancadora de mitos, estamos dedicando um post inteiro a este livro. Nós vamos resumir os outros quatro livros em posts futuros. Aqui estão 8 lições importantes que aprendemos sobre o trabalho de Gênesis 1-11.


Lição 1: O mundo terreno material não é menos importante ou significativo que o mundo “espiritual”.


Em Gênesis, não há distinção nítida entre o material e o espiritual. O “vento de Deus” ou ruah em Gênesis 1: 2 é simultaneamente “sopro”, “espírito” e “vento”. “Os céus e a terra” não são dois reinos separados, mas um merísmo hebraico que significa “o universo” da mesma maneira que o merism inglês "kith e kin" significa "parentes".

Gen.1: 2 NRSV "a terra era um vazio sem forma e as trevas cobriram a face das profundezas, enquanto um vento de Deus varreu a face das águas."

Gen.2: 1 NRSV "Assim os céus e a terra foram acabados, e toda a sua multidão."
O mundo material em que vivemos - e o trabalho que fazemos aqui - tem significado. É aqui, na materialidade do mundo, que nos esforçamos para viver o reino de Deus, na terra como no céu.

Lição 2: Deus funcionou. Como somos criados à imagem de Deus, também fomos criados para trabalhar.


Não é da nossa natureza estar satisfeito com as coisas como elas são, receber provisão para as nossas necessidades sem trabalhar, suportar a ociosidade por muito tempo ou trabalhar num sistema de arregimentação não criativo.


Gen.1: 28 NRSV “Deus os abençoou, e Deus disse a eles: 'Seja frutífero e multiplique, encha a terra e subjugue-a; e ter domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra '”.


Gen.2: 15 NRSV "O Senhor Deus levou o homem e colocá-lo no jardim do Éden para cultivá-lo e mantê-lo."


Deus escolheu a humanidade para trabalhar ao lado dele para atualizar o potencial do universo. De fato, ser co-criadores e mordomos é o primeiro mandamento de Deus para nós. Essa bênção foi dada antes da queda - o trabalho não se originou como uma maldição.


Uma nota sobre o domínio. O domínio não é a autoridade para trabalhar contra a criação de Deus, mas para trabalhar por ela. O kavash “subjugado” aplica-se à agricultura de cultivo, pastoreio da domesticação, até à mineração… fazendo uso de todo o potencial econômico e cultural associado ao conceito de “terra”, R. Chisholm, Da Exegese à Exposição: Um Guia Prático para Usar o Hebraico Bíblico, Grand Rapids: Baker, 1998, 46. Portanto, o domínio não é uma licença para abusar, mas para cuidar, com o mesmo amor que Deus demonstrou no ato da criação.


Lição 3: Não negligencie a beleza e a imaginação.


Deus não fez trabalho de má qualidade. A obra de Deus foi “uma delícia para os olhos Gen.3: 6”. As pessoas, feitas à imagem de Deus, possuem beleza inerente.


Curiosamente, o reino de Deus em Apocalipse é descrito em termos de sua beleza.


Rev.21: 11 NRSV "Ele tem a glória de Deus e um brilho como uma jóia muito rara, como jaspe, claro como cristal."

Outro aspecto negligenciado da criação é a imaginação de Deus, que deu lugar a uma diversidade de vida.

Como a criatividade e a beleza se refletem no trabalho de Deus, é importante não subestimarmos as profissões que cultivam esses dons.


Lição 4: Devemos trabalhar dentro dos limites que Deus estabeleceu para nós.


Os limites incluem o descanso sabático, que nos lembra que a vida não é definida apenas pelo nosso trabalho ou produtividade. A ordem para descansar também nos faz pausar e reconhecer nossas próprias limitações e, conseqüentemente, nossa dependência da provisão de Deus.


Gen.2: 3 NRSV "Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele Deus descansou de todo o trabalho que ele havia feito na criação."


Lição 5: Deus pode prover nossas necessidades através do nosso trabalho.


Deus providenciou as matérias-primas e depois colocou Adão e Eva no jardim para cultivar e desfrutar de sua abundância. No entanto, como vivemos em um mundo caído, o trabalho nem sempre produz frutos - as colheitas podem falhar, ou os recursos podem ser saqueados por meios opressivos - as intenções originais de Deus foram interrompidas.


 Gen.1: 29-30 NRSV “Deus disse: 'Veja, eu lhe dei toda planta que produz semente que está sobre a face de toda a terra, e toda árvore com semente em seu fruto; você deve tê-los por comida. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a tudo o que se arrasta sobre a terra, tudo quanto tem o sopro da vida, tenho dado toda a planta verde como alimento. ”


Lição 6: O trabalho acontece no relacionamento com os outros.


Deus trabalhou no relacionamento. Como portadores de imagens, também trabalhamos em relacionamento.


Gen.1: 26 NRSV "Então Deus disse: 'Façamos a humanidade à nossa imagem ...'"


 Deus criou Adão e Eva como parceiros e colaboradores. Embora Gênesis tenha sido usado no passado para sugerir que as mulheres têm uma posição inferior, a palavra “ajudante” ezer em hebraico é usada em outras partes do Antigo Testamento como uma referência ao próprio Deus. Por exemplo, como no Salmo 54: 4: “Deus é meu ajudador ezer”. Deus claramente não é um subordinado.


Gen.2: 18 NRSV “Então o Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja só; Eu vou fazer dele um ajudante como seu parceiro '”.


 Também notamos que Deus, em relação às pessoas, delega autoridade. Idealmente, nossas relações de trabalho serão marcadas com confiança, respeito e crescimento.


Gen.2: 19 NRSV “Então, do chão, o Senhor Deus formou todos os animais do campo e todas as aves do ar, e os trouxe ao homem para ver como ele os chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, esse é o seu nome ”.


Lição 7: Trabalhamos dentro de uma criação caída.


A queda resultou em relacionamentos fraturados e trabalho árduo. No entanto, ainda vemos que Deus pode fornecer Gen.3: 21 e as pessoas podem atingir uma medida de prosperidade Gen.4: 3-4. Homens e mulheres ainda devem ser frutíferos, ainda devem se multiplicar, ainda devem governar. Mas agora, uma segunda camada de trabalho também deve ser realizada: o trabalho de curar, consertar e restaurar as coisas que dão errado e os males cometidos.


Lição 8: Há tentação de pecar enquanto trabalhamos.


Duas formas de mal nos confrontam diariamente. O primeiro é o mal natural, as condições físicas na Terra que são hostis à vida que Deus pretendia para nós. O segundo é o mal moral, quando as pessoas agem de maneiras que não estão de acordo com os caminhos ou intenções de Deus. Quando agimos de acordo com o mal, manchar a criação, distanciar-nos de Deus e estragar as relações que temos com outras pessoas.


O que você acha? Que lições relacionadas ao trabalho você coletou do Gênesis?
5 Livros de Estudo Obrigatório da Bíblia para uma Teologia de Fé e Trabalho: Lições de Gênesis 5 Livros de Estudo Obrigatório da Bíblia para uma Teologia de Fé e Trabalho: Lições de Gênesis Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 17, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.