ARTIGOS GOSPEL

As controvérsias do filme "Noé": perguntas e respostas

Crítico de cinema do registro oferece perspectiva sobre os argumentos e alegações em torno do novo filme sobre a história da inundação.
Steven D. Greydanus
As manchetes dos punks se escrevem: “Noah Awash in Flood of Controversy”. “Dilúvio de Críticas Inunde Cineastas.” Nas semanas que antecederam o lançamento de Noah, controvérsia girou em torno do filme - e sem dúvida continuará a fazê-lo nas próximas semanas. adiante.
Noé substitui o tema bíblico do julgamento do pecado por temas ambientais? É Noé um ambientalista radical? O filme menciona Deus em tudo? O diretor é ateu? Por que existem monstros gigantes de rock? E assim por diante.
Eu toquei em algumas dessas questões em minha resenha do filme e em minha entrevista com o roteirista e diretor Darren Aronofsky e o co-roteirista Ari Handel. Outros continuavam chegando na caixa de combinação. Por fim, decidi que outro artigo tinha a garantia de fornecer uma perspectiva adicional sobre as questões em torno do filme.
Se você decidir ver Noah ou não, este artigo pode ser útil para você classificar as alegações e contra-declarações feitas sobre o filme. Vou tentar manter as coisas o mais livre possível de spoiler.
Noé segue a história bíblica ou não?
Há realmente duas perguntas aqui: Primeiro, o que o filme adiciona à história bíblica? Em segundo lugar, o que o filme tira da história bíblica?
Adicionar à história é normal e esperado em qualquer adaptação bíblica ou qualquer adaptação de qualquer material de fonte literária. Praticamente todos os filmes bíblicos acrescentam ou elaboram personagens, diálogos, motivações e outros elementos, para ajudar a esclarecer a história, imaginar como poderia ter sido ou por outras razões artísticas.
Obviamente, nem todas as adições ou elaborações são comparáveis. Há uma diferença entre adicionar uma cor dramática a uma história e adicionar tanto drama que você está essencialmente contando uma nova história. No entanto, enquanto os eventos-chave da história original não forem levados embora, os méritos ou deméritos até mesmo de adições substanciais são em grande parte na área de gosto e interesse pessoal.
Tirar a história é mais problemático. Um filme bíblico que retira elementos significativos do material de origem pode enfraquecer ou mesmo subverter a história. Qualquer filme bíblico deve preservar os elementos centrais da história que ele se adapta - não necessariamente todos os detalhes, mas os pontos essenciais.
Noah acrescenta uma grande dose de drama à história do dilúvio - tanto que, no segundo semestre, é essencialmente contar outra história junto com, ou sobre a história bíblica. Ainda assim, os elementos essenciais da história do dilúvio em Gênesis são geralmente preservados, com algumas ressalvas.
Isso não quer dizer que todos irão apreciar essa recontagem. Aronofsky não é um cineasta populista; ele não faz filmes para todos. Seu trabalho é geralmente sombrio, divisivo e pessoal, e Noé não é exceção. A história que Aronofsky conta ao lado da história do dilúvio em Gênesis é provocativa e perturbadora - uma que, como observei em minha resenha, estende o texto bíblico ao ponto de ruptura. Para muitos espectadores, como eu disse, esta será uma ponte longe demais. Outros irão apreciar a seriedade com que Aronofsky lida com questões morais e religiosas, incluindo os esforços de Noé para ser fiel a Deus a qualquer custo.
Como o filme segue ou não os elementos essenciais da história do dilúvio?
Os principais elementos da história do dilúvio em Gênesis preservados no filme incluem o seguinte. Se você conhece a história do dilúvio, nada disso é um spoiler, a menos que você queira descobrir por si mesmo o que o filme preserva ou omite.
A história se passa 10 gerações de Adam. Os seis dias da criação são vistos em flashbacks, junto com Adão e Eva, a serpente, o fruto proibido, Caim assassinando Abel e a cidade fundada por Caim. Enoque, que “andou com Deus”, é mencionado, e Metusalém aparece na história.

  • A maldade humana e a violência são generalizadas, até onipresentes. Ver abaixo.
  • Noé é "justo em sua geração". Isso precisa ser desfeito; ver abaixo.
  • Noé recebe revelações sobre a intenção de Deus de eliminar a vida na terra e a arca que Noé deve construir para preservar a vida.
  • Os animais chegam à arca por vontade própria, presumivelmente chamados por Deus. Os esforços de Noé também são acompanhados por outros milagres.
  • A inundação apaga toda a vida na terra fora da arca. Apenas Noé e sua família - oito ao todo - sobrevivem.
  • O efeito do arco-íris, como o próprio dilúvio, é apresentado de forma persuasiva como um sinal celestial e não como um fenômeno natural, embora sua interpretação seja dada por Noé, não por Deus.
  • O filme também retrata Ham testemunhando a nudez bêbada pós-diluviana de seu pai, e Shem e Japeth cobrindo seu pai. Nada mais do que isso acontece. Alguns comentaristas da Bíblia acreditam que a história eufemisticamente sugere algo muito mais perturbador, mas nada como essas leituras acontecem no filme.
  • Como Noé se afasta ao invés de adicionar ao texto bíblico? Principalmente, em pequenas formas:
    A ordem bíblica dos eventos nem sempre é seguida. Por exemplo, os pássaros são enviados antes, não depois, a arca repousa na montanha. Além disso, um dos filhos de Noé, não o próprio Noé, envia-os para fora.
  • O filme não descreve os sacrifícios que Noah oferece após o dilúvio, embora também não diga que Noé não ofereceu sacrifícios. Se você observar os animais de perto, poderá identificar mais de duas espécies, prenunciando o sacrifício.
  • Como o filme mostra Deus se comunicando com Noé através de sinais e visões, a vontade e as ações de Deus são uma questão de interpretação. Por exemplo, é impossível provar que os animais foram milagrosamente convocados por Deus - embora, no caso, o Gênesis também não diga que eles eram.
  • Mais duas questões substanciais serão mais controversas:
    Enquanto Noé é mais justo do que seus contemporâneos “justos em sua geração”, ele segue um curso perturbador de ação que ele acredita ser a vontade de Deus. A compreensão de Noé da vontade de Deus nem sempre é clara, e para uma parte fundamental da história, ele acredita que Deus quer que ele faça algo terrível. Enquanto isto não é contrário ao texto bíblico e enquanto Deus na verdade ordena que outras pessoas nas Escrituras façam coisas semelhantes, alguns não irão apreciar este retrato perturbador de Noé.
  • Sem entrar em grandes spoilers, como o drama se desenrola, o elenco exato de personagens na arca é um pouco confuso. No entanto, como meu comentário observa, “no final, os cineastas podem alegar ter satisfeito o texto - apenas por pouco.” Aviso moderado de spoiler: Enquanto na arca, nem todos os três filhos de Noé são casados. No entanto, o filme não esqueceu suas esposas, ou as que vão se casar.
  • Essas advertências observaram que o filme geralmente preserva os pontos essenciais da história bíblica, ao mesmo tempo em que acrescenta uma grande quantidade de drama não encontrado em Gênesis.
    Noé apresenta o dilúvio como punição pela maldade - ou como punição por roubar o meio ambiente?
    Ambos. Isto é, espoliar o ambiente é apresentado como parte de um padrão maior de comportamento pecaminoso. A maldade em geral, a desumanidade do homem para com o homem e a impiedade contra Deus são todos temas do filme, juntamente com preocupações ambientais.
    Como o filme lida com maldade e pecado?
    Violência - o único pecado especificamente mencionado na história do dilúvio - é um tema importante.
  • O filme mostra Adão e Eva comendo o fruto proibido no Jardim do Éden, escolhendo, nas palavras de Noé, "a tentação das trevas" sobre "a bênção da luz".
  • Caim assassinando Abel é apresentado como emblemático da maldade humana.
  • A cidade fundada por Caim torna-se um centro de pesadelo da iniqüidade. Tanto Noah quanto Ham testemunham pessoas sendo abusadas de formas horríveis. Noé e sua família são apresentados como o último da linha reta de Seth.
  • A personificação do mal no filme é o vilão Tubal-cain, rei da civilização Cainita. Tubal-cain reconhece a existência de Deus, mas ele está com raiva dele e o desafia. "Um homem não é governado pelos céus", diz Tubal-cain, mas "por sua vontade". Ele também se orgulha de ser como Deus em ter poder sobre a vida e a morte. Para Tubal-cain, ser homem equivale a ser capaz e disposto a matar.
  • Aqui está como Noé descreve a justiça do julgamento de Deus:
    “Por 10 gerações desde Adão, o pecado andou dentro de nós. Irmão contra irmão, nação contra nação, homem contra criação. Nós nos matamos. Nós quebramos o mundo.
    Preocupações ambientais são certamente notáveis ​​aqui, mas elas não são confrontadas com preocupações sobre maldade e violência.
    Como os temas ambientais são representados? É Noé um ambientalista radical?
    Seguindo fontes como o livro de Enoque da era do Antigo Testamento, o filme retrata a civilização Cainita como uma sociedade depravada, mas tecnologicamente desenvolvida, com know-how derivado dos Vigilantes; veja abaixo, aqui representado como tendo reduzido o mundo ao seu redor para um desperdício parecido com o de Mordor. Em contraste, Noé e sua família vivem vidas simples e nômades. Esse contraste entre cidades corruptas e nómades virtuosos converge com temas em Gênesis, embora os temas ambientais não estejam nas Escrituras.
    As primeiras palavras de Noah no filme são para seu filho Ham, corrigindo-o por escolher uma pequena flor porque é bonita. Noah explica que todas as coisas vivas têm um propósito, e os homens devem pegar apenas o que precisam e podem usar. Essa troca tendenciosa é uma nota infeliz para apresentar Noé. Por outro lado, Noé não tem problema em derrubar milhares de árvores para construir a arca.
    Embora os temas ambientais possam ser pesados, eles não substituem ou negam os temas morais do pecado e da rebelião contra Deus. Eles também são amplamente consistentes com o princípio bíblico: “No princípio, Deus confiou a terra e seus recursos à mordomia comum da humanidade para cuidar deles” Catecismo da Igreja Católica, 2402.
    É Noé vegetariano?
    De acordo com Gênesis, Noé e sua família não caçam ou comem animais. Antes da inundação, a humanidade e os animais tinham permissão de Deus para comer plantas e frutas, mas a permissão para comer animais era dada aos seres humanos somente após o dilúvio. Extrapolando esse princípio, o filme retrata os filhos iníquos de Caim, que quebram a lei de Deus de muitas outras formas, caçando e comendo animais quando Deus não permitiu isso.
    O filme retrata os animais como melhores que as pessoas?
    Os animais são descritos no filme como “inocentes”, porque vivem “como no jardim”. Dizem que os seres humanos foram feitos pelo Criador “à sua imagem”. Tanto o pai de Noé, Lamech e Noah, dizem isso. No entanto, o pecado original e seus efeitos são mais importantes que a dignidade do homem ou a imago Dei.
    Como minha análise observa, a desvantagem teológica mais séria do filme é a falta de uma visão clara em Gênesis do homem como o ápice do trabalho criativo de Deus. A narração de Noé de Gênesis 1 de alguma forma rebaixa o homem de seu lugar privilegiado na sequência da criação, culminando na bênção sumária, "Deus viu tudo o que ele fez, e eis que foi muito bom", e corre à tentação e à Queda.
    Para Noé e Lameque, estar à imagem de Deus está fortemente associado à responsabilidade do homem como mordomos da criação. Apenas o vilão, Tubal-cain, fala da "grandeza" do homem, embora tenha uma idéia distorcida dele.
    Ainda mais do que os temas ambientais adicionados, a falta de uma visão clara do homem como o ápice do trabalho criativo de Deus é uma marca da perspectiva contemporânea do filme, um naturalismo implícito em desacordo com Gênesis e a Bíblia como um todo.
    O escritor-diretor é um ateu autodescrito?
    Sim, mas muitas histórias comoventes sobre assuntos religiosos ou com temas religiosos foram contadas por contadores de histórias que não eram crentes. Considere as recordações pessoais de Mark Twain de Joana d'Arc. Considere filmes como Um Homem para Todas as Estações de 1966, O Evangelho Segundo São Mateus 1964, A Missão de 1986, Sophie Scholl: Os Últimos Dias de 2005 e De Deuses e Homens de 2010 - todos escritos ou dirigidos por não-cristãos ou ateus.
    O que importa sobre Aronofsky em relação a Noé não é que ele seja ateu, mas que ele se preocupa com a história de Noé e o faz há muito tempo. O pai de Aronofsky ensinou em uma escola de yeshiva, e ele foi educado com uma educação judaica. Embora ele não seja um judeu crente ou praticante, ele não está disposto a desonrar o livro de Gênesis.
    Noah evita mencionar Deus?
    Esta é a mais ridícula controvérsia em torno do filme.
    Deus é uma presença constante em Noé. As visões de Noé sobre o dilúvio e a arca, a coleta dos animais, o dilúvio e o arco-íris são todos de Deus. A existência de Deus é aceita por todos, até mesmo pelo vilão. 
    A única questão, se você pode chamar isso, é que os personagens em Noé geralmente falam, não de "Deus", mas de "o Criador". É difícil imaginar alguém considerando este controverso ou problemático, mas por alguma razão a alegação de que "Deus nunca é mencionado" no filme se recusa a morrer. 
    Por que chamar Deus de "o Criador"? Por várias razões. Um termo um pouco menos familiar ajuda a criar uma sensação de uma época passada, um mundo cultural distante do nosso. Quando cristãos e judeus ouvem “Deus”, dificilmente podem deixar de pensar no Senhor que chamou Abraão e escolheu Israel, que libertou seu povo do Egito, e assim por diante. O Deus de Noé não fez nada disso. Usando um termo menos familiar para ele nos ajuda a apreciar isso. Também ajuda os não-crentes assistindo ao filme prescindir de suas próprias visões e entrar na visão de mundo dos personagens.
    Chamar Deus de “o Criador” enfatiza a identidade de Deus como o criador de todas as coisas, uma ênfase especialmente notável, tão próxima do tempo da criação. Isso destaca que Deus não é apenas um grande chefe no céu, mas aquele em quem tudo o que é depende de sua existência.
    Finalmente, meu amigo Peter Chattaway nos lembra em um post de blog sobre essa questão que, na piedade judaica, não só o nome divino nunca é falado - com circunlocuções como “o Senhor” ou mesmo “O Nome” Adonai, HaShem usou em vez disso - a própria palavra “Deus” é escrita às vezes “D'us” por respeito. A evitação geral de “Deus” por Noé pode, assim, ser vista como convergente com a piedade judaica, particularmente dada a origem judaica de Aronofsky.
    Quem ou o que são os Vigilantes? Eles são os mesmos que os Nefilins em Gênesis 6? Por que eles são monstros de rock gigantes?
    Em Gênesis 6: 1-4, lemos:
    Quando os homens começaram a se multiplicar na face da terra e as filhas nasceram para eles, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram justas; e eles se casaram com eles como quisessem. … Os Nefilins estavam na terra naqueles dias e também depois, quando os filhos de Deus vieram às filhas dos homens e lhes deram filhos. Estes foram os homens poderosos que eram antigos, os homens de renome.
    A palavra Nephilim é às vezes traduzida como “gigantes”; etimologicamente, pode significar algo como “caídos”. Quem são os Nefilins depende de quem são os “filhos de Deus”. Basicamente, existem duas interpretações principais.
    Um ponto de vista sustenta que os "filhos de Deus" são anjos - anjos caídos que se juntam a mulheres humanas, produzindo descendentes semi-angélicos, os gigantes Nefilins. Essa visão é endossada pelos livros de Enoch e Jubileus da era do Antigo Testamento. Esses livros não são canônicos, embora Enoque seja citado no livro do Novo Testamento de Judas.
    A outra visão sustenta que os "filhos de Deus" são descendentes da linha reta de Seth, enquanto as "filhas dos homens" são descendentes da civilização corrupta de Caim. Nesta teoria, os Nephilim são guerreiros, não gigantes.
    Ambas as interpretações têm pontos fortes e fracos, e o filme toma emprestado de ambos. Por um lado, diferencia a linha ímpia de Caim e a linha reta de Seth, culminando na família de Noé. Por outro lado, retrata anjos de luz literalmente caindo dos céus e aterrissando na Terra, onde, em punição por ter desobedecido a Deus, seus corpos de luz se fundem com o material da terra, tornando-se aprisionados na rocha.
    Assim, os anjos caídos se tornam efetivamente os “Nephilim”, embora essa palavra não seja usada ou gigantes. Aronofsky não se aprofunda no tema dos “filhos de Deus”, juntamente com as “filhas dos homens”, embora Ham, “filho de Deus”, por outro lado, procure uma esposa de uma cidade Cainita, uma “filha dos homens”. E os Vigilantes dos Monstros-do-rock são de um modo muito diferente, criaturas híbridas do céu e da terra.
    Em Enoque, tanto bons como maus anjos são chamados de “Vigilantes”. Os maus Vigilantes revelam aos homens segredos da tecnologia, levando homens com espadas de braços, escudos, couraças e mulheres com ornamentos, pulseiras, maquiagem, pedras preciosas, com violência e fornicação. . Noé igualmente descreve os Vigilantes construindo a civilização Cainita com conhecimento tecnológico.
    Os Vigilantes de Aronofsky não são anjos caídos no sentido cristão, rebeldes demoníacos que odeiam a Deus e aos seres humanos. De fato, sua desobediência a Deus ocorre por piedade pela humanidade caída, a quem Deus destinou a viver “com o suor de sua fronte”. Os Vigilantes vieram à Terra para ajudar a humanidade com conhecimento tecnológico, que os homens se voltaram para maus propósitos, resultando na civilização corrupta de Caim - assim vindicando a disciplina original de Deus e expondo o erro da compaixão equivocada dos Vigilantes.
    Esta imagem dos Vigilantes desobedecendo a Deus por compaixão equivocada pela humanidade, contrasta com uma idéia judaico-cristã tradicional alegando inveja da humanidade como a motivação para Satanás tentar Adão e Eva no jardim. No entanto, Noé não liga os Vigilantes à serpente no jardim. Em minha análise, sugeri que eles pudessem ser considerados uma classe fictícia de anjos semi-decaídos, aqueles que desobedeceram a Deus por boas intenções mal orientadas e, portanto, não totalmente corrompidos ou maus. Outros filmes, incluindo clássicos como It's a Wonderful Life, tiraram licença criativa com angelologia.
    Os cristãos devem ver Noé?
    Noé não é um filme para todos, e nem todos os cristãos querem vê-lo. Ao mesmo tempo, não há razão para que todos os cristãos, como cristãos, evitem vê-lo. É um filme com pontos fortes e desvantagens notáveis ​​- algo que alguns acharão desanimador e outros irão apreciar. Minha resenha, minha entrevista com Aronofsky e seu co-escritor e este artigo pretendem ajudar os leitores a descobrir em qual grupo eles provavelmente irão se deparar, bem como ajudar aqueles que vêem o filme a pensar nas questões que o filme suscita. .
    Correção: Este artigo originalmente afirmava que, enquanto Deus é usualmente chamado de “o Criador”, “o Criador é referido como 'Deus' pelo menos uma vez, quando Ham diz a Tubal-cain: 'Meu pai diz que não pode haver rei; o Criador é Deus '”. Foi assim que eu e vários outros ouvimos a linha em questão nas projeções enquanto os níveis de som ainda estavam sendo ajustados; no entanto, depois de ver Noah novamente recentemente, agora acredito que ouvimos mal a frase. A linha correta, creio eu, é: “Meu pai diz que não pode haver rei no jardim do Criador”. Eu me arrependo desse erro, embora o ponto principal continue sendo que há boas razões para o uso do filme do Criador, e toda a controvérsia é boba. 
  • As controvérsias do filme "Noé": perguntas e respostas As controvérsias do filme "Noé": perguntas e respostas Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 18, 2018 Rating: 5
    Tecnologia do Blogger.