ARTIGOS GOSPEL

O Espírito Santo: Sopro de Deus

 Quem é o Espírito Santo? Como devemos nos aproximar dele? Quais são os atributos dele? O que a Bíblia diz sobre ele?

Vamos começar com a introdução do Espírito Santo. É encontrado no primeiro capítulo de Gênesis no segundo versículo: "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Então Deus disse: , 'Que haja luz;' e houve luz ". No início do Gênesis, você tem a Palavra de Deus, Jesus; você tem o deus o pai; e você tem o Espírito Santo: a Trindade, tudo representado na criação.

A parte interessante disso é a palavra hebraica para espírito. Nós quase ficamos um pouco assustados falando sobre o Espírito Santo, mas a palavra hebraica por trás do espírito é ruach, e significa "ar em movimento". É a mesma palavra para "respiração". Também significa "vida". Por semelhança com a respiração e o ar em movimento, significa "espírito". É onde obtemos a tradução e a palavra hebraica contém todos esses diferentes significados. Se apenas deixarmos isso com a nossa palavra em inglês "espírito", não obteremos os atributos completos do que a Bíblia está tentando descrever. Está tentando descrever que há uma respiração envolvida.

Voltando ao primeiro capítulo em Gênesis, se o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo, então Deus disse: "Haja luz", quando você fala, é através de sua respiração que as palavras tomam forma. Apenas imagine isso: Deus falando, Sua respiração sai, e aí você tem a Palavra de Deus, "Haja luz". É aí que o Evangelho de João diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". Eles são todos separados, mas ao mesmo tempo, eles são todos um, assim como quando você respira e fala, suas palavras podem ser uma com você.

Vamos levar isso para o Novo Testamento porque temos quase a mesma coisa em que Jesus está falando sobre o Espírito Santo. Ele diz: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te dissesse: 'Você deve nascer de novo'. O vento sopra onde quer, e você ouve o som dele, mas não pode dizer de onde vem e para onde vai, assim como todo mundo que é nascido do Espírito "João 3: 608, NKJV.

Jesus está falando sobre o Espírito Santo, e ele está dizendo que é como o vento. Quando você entra no grego por trás disso, a palavra grega é pneuma, que novamente significa "corrente de ar", "respiração" ou "brisa" e, novamente, por analogia, "um espírito". Portanto, tanto a palavra hebraica quanto a palavra grega falam de respiração. Está falando sobre o vento.

De volta à Criação, de volta ao Gênesis, você descobriu como fomos feitos. "E o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem se tornou um ser vivente" Gênesis 2: 6-7, NKJV. Algumas traduções chamam isso de "alma viva". É do sopro de Deus que nós realmente conseguimos a nossa vida. E agora você tem a ligação de como fomos criados. Como fomos criados à imagem de Deus é por causa de nossa respiração, e é por causa do sopro de Deus entrando em nós.

A mesma coisa acontece quando nascemos do Espírito. Quando nós nascemos de novo, é do sopro de Deus. No Evangelho de João, onde Ele está dando aos seus discípulos o Espírito Santo, assim como Deus soprou sobre Adão e deu-lhe o sopro de vida, Jesus soprou sobre seus discípulos em João capítulo 20: "Paz para você! Como o Pai me mandou, também te mando. E quando Ele disse isto, Ele soprou sobre eles e disse: 'Receba o Espírito Santo' "João 20: 21-22, NKJV.

O Espírito Santo, o sopro de Deus. Quando você entra nesse tipo de analogia, agora você entende melhor quais são os atributos. Não é mais algo assustador, mas é algo muito próximo de você. Está tão perto de você quanto a sua respiração. A Bíblia diz: "Nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser". Eu amo a atual canção de louvor que diz: "Você é o ar que eu respiro, sua Santa Presença em mim". Podemos literalmente respirar na Presença de Deus e sermos cheios do Espírito Santo com a nossa respiração.

Jesus não respirou apenas nos discípulos 2.000 anos atrás. Toda vez que somos batizados no Espírito Santo, é a respiração de Deus em nós. Apenas imagine isso. Não é uma coisa única. Eu acho que os cristãos hoje entraram no batismo do Espírito Santo como algum tipo de evento. Nós temos isso em Atos capítulo 2, mas nós falhamos em olhar adiante para o capítulo 4 de Atos, onde eles são batizados novamente no Espírito Santo. Ele diz muito claramente em Atos capítulo 4 eles foram todos cheios do Espírito Santo como eles estavam em uma reunião de oração: "Depois que eles oraram, o lugar onde eles estavam se encontrando foi abalado. E eles foram todos cheios do Espírito Santo e falaram Palavra de Deus corajosamente ". Portanto, não é apenas no capítulo 2 de Atos; é também no capítulo 4 de Atos. Isso significa que podemos ser cheios do Espírito continuamente.

Eu estava em uma tremenda reunião em fevereiro com John e Carol Arnot, da Toronto Fellowship. Eles me pediram para falar. Eu comecei a falar às 8:00. Eu estava cansado de entrar nisso, mas fiquei energizado, cheio do Espírito Santo durante aquilo. Naquela época, passou das 8:00 até a meia-noite. Se você pode imaginar isso: quatro horas. No final, eu estava absolutamente energizado. Eu estava tão cheio do Espírito Santo que parecia que tudo era possível. No dia seguinte, eu estava dirigindo para o estúdio, e eu estava orando a caminho. Eu estava resmungando e reclamando e dizendo: "Senhor Deus, por que não posso ir comigo o tempo todo?" E Deus falou comigo claramente: "Por que você sai do rio?" Eu pensei sobre isso. Eu disse: "Bem, por que eu?"

Nós não precisamos. Nós não temos que andar por aí como se houvesse momentos em que estivéssemos cheios do Espírito e outros momentos em que não estivéssemos. Podemos ser continuamente preenchidos com a Sua presença. Tudo tem a ver com a forma como pensamos sobre isso. Se realmente pensamos que n'Ele vivemos e nos movemos e temos nosso ser, que nossa respiração, enquanto inspiramos, podemos ser preenchidos com Deus Todo-Poderoso. Imagine como isso vai transformar sua vida! O batismo no Espírito Santo não é um evento único. Pode ser algo contínuo para todos que acreditam.

Eu quero que você leve esse pensamento com você ao longo do dia, através do mês, ao longo do ano. Eu acho que os cristãos agora mais do que nunca precisam ser cheios do Espírito Santo, precisam ser preenchidos com Sua autoridade, realmente precisam ter o poder de Deus trabalhando em suas vidas. Nós vivemos em tempos perigosos. Não é hora de tirarmos a armadura de Deus e relaxarmos. Precisamos estar totalmente armados, totalmente preparados com o Espírito Santo.

Deixe-me concluir com isso. É a conclusão que se encontra no 150º Salmo. É a última palavra em Salmos. É o último Salmo. Há 150 deles, e aqui está o final. Diz: "Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Louvado seja o Senhor!"

Deixe sua respiração louvar o Senhor hoje!
O Espírito Santo: Sopro de Deus O Espírito Santo: Sopro de Deus Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 07, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.