O que aconteceu em cada um dos dias da criação?

Dia um
Gênesis 1: 3-5 diz “E Deus disse:“ Haja luz ”, e houve luz. E Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas. Deus chamou o dia da luz e a escuridão ele chamou de Noite. E foi a tarde e a manhã, o primeiro dia ”. Deus viu que a luz era boa e, como sabemos que Jesus é a luz do mundo, João 8:12, sabemos que Ele estava no processo criativo também, assim como o Espírito de Deus era Gn 1: 2b. Na criação dos “céus e da terra”, a luz e as trevas foram divididas no primeiro dia. A escuridão sendo separada da luz pode indicar que a perspectiva ou ponto de vista de onde esses versos foram escritos é da terra.
No início, havia apenas a escuridão Gn 1: 2a, mas a luz criada superou a escuridão de João 1: 5. Este foi o “primeiro dia”. A palavra hebraica para “dia” é “yowm” e é um período literal de 24 horas e o contexto deste versículo mostra que a noite e a manhã foram incluídas no primeiro dia. Yowm também é singular, então não pode significar mais de um. Cada vez que um número é usado com a palavra “dia”, “yowm” refere-se a um período de 24 horas. A razão pela qual Gênesis 1: 5 diz que a “tarde e… manhã” foi “o primeiro dia” é porque o dia dos hebreus começava ao pôr do sol e terminava no dia seguinte ao pôr do sol. Deus estabelece o padrão de semanas de sete dias no primeiro dia da existência da criação.
Dia dois
Gênesis 1: 6-8 registra: "Haja uma expansão no meio das águas, e separe as águas das águas." E Deus fez a expansão e separou as águas que estavam sob a expansão das águas que estavam acima da extensão. E foi assim. E Deus chamou a expansão do céu. E houve tarde e manhã, o segundo dia. ”Onde a palavra“ céu ”é usada, é a mesma palavra que os hebreus usavam para o“ céu ”, então é obviamente que o homem pode ver da terra. A palavra hebraica para "expansão" é "copa", significando talvez a atmosfera ou um dossel de água que foi enrolado ao redor do mundo. Isso serviu para filtrar a luz ultravioleta e criar uma estufa, cobrindo a terra e evitando que o oxigênio escapasse para o espaço sideral.
Dia três
No terceiro dia, “Deus disse:“ Que as águas sob os céus sejam reunidas em um só lugar, e que a terra seca apareça ”. E assim foi. Deus chamou a terra seca da Terra, e as águas que estavam reunidas ele chamou de mares. E viu Deus que era bom ”Gn 1: 9-10. Foi este um tempo de tremenda reviravolta na terra, onde a água ainda estava encontrando os mais baixos recessos da Terra para se tornarem os oceanos? Isso permitiu que “a vegetação, as plantas produzindo sementes e as árvores frutíferas produzindo frutos” Gênesis 1:11 existisse e com isso “havia noite e manhã, o terceiro dia” Gênesis 1:13.
Dia quatro
No quarto dia, “Deus disse:“ Haja luzes na expansão dos céus para separar o dia da noite. E sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; e sejam para luzeiros na expansão dos céus, para iluminar a terra. ”E assim foi. E Deus fez as duas grandes luzes - a maior luz para governar o dia e a menor luz para governar a noite - e as estrelas ”Gn 1: 14-16. Essas “luzes” já existiam, mas as estrelas e a lua não foram criadas simplesmente para a beleza e, é claro, para a glória de Deus, Salmo 19: 1, mas para estabelecer tempos e estações e permitir que a humanidade marque o tempo. Também os ajudaria a navegar nos oceanos do mundo.
Dia cinco
No quinto dia é quando “toda criatura vivente que se move” foi criada “segundo as suas espécies” Gn 1:21. Não diz que todo tipo se originou de um tipo. Paulo escreveu que “nem toda a carne é a mesma coisa, mas há um tipo para os humanos, outro para os animais, outro para os pássaros e outro para os peixes” 1 Coríntios 15:39 e aparentemente Paulo não era deísta. Ele entendeu que há um tipo para os pássaros e outro para os peixes ... não é um tipo de peixe que sai da água para se tornar um pássaro. Deus disse que cada criatura foi criada de acordo com a sua própria espécie, não "fora de um, muitos!"
Sexto dia
No sexto dia, as “criaturas viventes segundo as suas espécies - gado e répteis e animais da terra segundo as suas espécies” foram criadas Gen 1:24. Quando Deus olhou para o Seu trabalho, Ele disse “que foi bom” Gn 1: 25c. Talvez a maior criação de Deus seja a próxima, pois é quando a humanidade é criada e Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança” Gênesis 1:26 e assim “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou; homem e mulher os criou ”Gn 1:27. Isto, creio eu, é o ápice da criação de Deus, porque a humanidade é absolutamente extraordinária e surpreendente em função e habilidade. Salmo 139.
Dia sete
Aqui é o único dia em que Deus criou algo por não criar algo. Deus descansou no sétimo dia, não por causa do cansaço, mas por nos deixar um exemplo para que nós também pudéssemos levar um dia em sete para descansar, rejuvenescer e até mesmo recriar.
Conclusão
Assim como no começo Gênesis 1: 1, Jesus é luz e criador de luz, pois “nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a superaram ”João 1: 4-5 e Ele é“ A verdadeira luz, que dá luz a todos, veio ao mundo ”João 1: 9. Se você não está em Cristo, você ainda está nas trevas e a escuridão é o seu destino eterno. Mateus 8:12; 22:13, 25:30
Artigo por Jack Wellman
Jack Wellman é pastor da igreja Mulvane Brethren em Mulvane, Kansas. Jack também é o escritor sênior do What Christians Want To Know, cuja missão é equipar, encorajar e energizar os cristãos e abordar questões sobre a caminhada diária do crente com Deus e a Bíblia. Jack no Google Plus ou confira o livro Ensinar as Crianças o Evangelho disponível na Amazon.