O que a Páscoa significa para os cristãos modernos?

   O que a história da morte e ressurreição de Jesus significa para os cristãos de hoje, à medida que mais e mais crentes se afastam de uma interpretação literal do Novo Testamento? Rachael Kohn analisa suas conversas com o teólogo cristão progressista Marcus Borg.
   Os cristãos estão mais polarizados do que nunca, de acordo com uma recente pesquisa representativa encomendada pelo Centro para o Cristianismo Público CPX. 
   Embora a pesquisa tenha encontrado fortes evidências de uma "crença cristã duradoura", de tal forma que 23% acreditavam que a Bíblia era a palavra de Deus, ela também descobriu que 35% consideravam a Bíblia nada mais do que mitos.
   Enquanto 52% dos australianos acreditam no Deus criador clássico, 48% nunca acreditaram em tal deus. O evento central da Páscoa da ressurreição de Jesus reuniu 21% dos crentes, enquanto 13% disseram que ele nunca viveu.
   O túmulo não pôde segurá-lo. Ele ainda está por perto, ele ainda está solto no mundo.
   Marcus Borg, estudioso e teólogo
   A fé cristã não é facilmente capturada pelos significados literais típicos das perguntas da pesquisa. De fato, tais pesquisas fazem mais mal do que bem se transmitirem a impressão de que a crença cristã repousa sobre a aceitação de definições "factuais", por exemplo, onde "a palavra de Deus" é tomada como significando que Deus falou a Bíblia. .
   Dificilmente qualquer cristão contemporâneo acredita que seja esse o caso. De bispos a leigos, eles sabem que todo livro da Bíblia foi escrito por um autor ou testemunha de eventos. Estes livros diferem, e cada um tem um selo de originalidade, tempo e lugar.
   No entanto, isso não significa que eles não representam "a palavra de Deus", apenas que isso é entendido como uma verdade sagrada mediada, experimentada e interpretada pelos escritores da antiguidade. 
   A Bíblia é frequentemente retratada por seus críticos seculares, como AC Grayling, como um conto de fadas para mentes imaturas, um mito que tem tanta credibilidade quanto Alice no País das Maravilhas. 
:    Judeus, cristãos e mais fáceis
   No entanto, como Marcus Borg, um dos mais influentes estudiosos do Novo Testamento dos tempos modernos, argumentou, isso é uma leitura errada da Bíblia.
   "Um dos efeitos da erudição dos últimos 200 anos é o reconhecimento de que grande parte da linguagem da Bíblia é metafórica ou, se você preferir, poética, e não literal e factual", disse Borg.
   'As histórias do nascimento de Jesus - incluindo sua concepção milagrosa pelo Espírito Santo, a Estrela de Belém que levou os sábios para onde ele foi encontrado, anjos cantando no céu noturno - nós agora geralmente os entendemos como narrativas simbólicas ou narrativas metafóricas '
   Ouvindo essas palavras de Borg, uma pessoa que realiza uma pesquisa sobre a crença contemporânea pode colocá-lo para baixo como um incrédulo. É precisamente aí que a concepção contemporânea de verdade do mundo secular compreende erroneamente a natureza e a profundidade da fé cristã.
   "Quando uso a palavra metáfora, quero sublinhar que, para mim, a palavra metáfora aponta para o significado mais que literal e mais factual da linguagem", disse Borg.
   “Eu enfatizo isso porque, para muitas pessoas no mundo moderno, a metáfora é às vezes vista como inferior à linguagem da factualidade:“ Você quer dizer que é apenas uma metáfora? ”
   “Eu diria que a linguagem metafórica é realmente mais importante que a linguagem literal, porque metáfora é sobre significado. Praticamente todas as histórias estão na Bíblia porque nossos ancestrais encontraram significado nelas.
   Borg, que morreu este ano, foi uma das principais luzes do que é conhecido como o Cristianismo Progressivo, um movimento que se enraizou na Austrália e na Nova Zelândia entre um amplo espectro de teólogos e entre denominações.   
   Entre os mais famosos teólogos liberais, Borg foi o mais prolífico, com muitos de seus 28 livros se tornando best-sellers, incluindo Encontro com Jesus pela primeira vez em 2006, O Deus que nunca conhecemos em 1997 e O coração do cristianismo: redescobrindo uma vida de fé em 2003.
   Quando ele visitou a Austrália como orador principal na Common Dreams, uma conferência de Cristianismo Progressivo em Canberra, em setembro de 2013, perguntei a Borg se o movimento progressista era vulnerável a uma leitura literal da Bíblia, o que poderia levá-lo a abandonar as passagens que eram "inacreditáveis", incluindo a ressurreição de Jesus após a sua morte.     
   Borg concordou que isso já estava acontecendo, mas achou que era um erro se concentrar apenas na vida e nos ensinamentos de Jesus. 
   "Acho que a morte dele importa", ele me disse. Não porque pagasse pelos pecados da humanidade, mas porque era o resultado de seu desejo apaixonado de transformar o mundo.
   'Jesus como profeta e professor de sabedoria era apaixonado por um mundo de justiça, significando justiça econômica, em que todos tinham o suficiente, em que havia pão para o dia. 
   'Ele era um defensor da paz em um mundo cheio de violência. Ambos os compromissos desafiaram as autoridades religiosas e políticas do dia e então o mataram.
   Para Borg, o exemplo de Jesus como um curador mundial compassivo é a mensagem duradoura de sua vida e morte. Nisto, ele fez comparações com os ensinamentos do Buda, o que resultou no livro Jesus e Buda: os Ditos Paralelos de 1997.
   Então, onde é que isso deixa a ressurreição, a mais desafiadora das crenças cristãs?
   O túmulo não pôde segurá-lo. Ele ainda está por perto, ele ainda está solto no mundo, ele ainda está recrutando para o Reino de Deus.
   "A Páscoa também significa que Jesus continua a ser uma figura do presente, que é conhecido na vida de muitos cristãos."