Por que pregar a Boa Nova necessariamente inclui contar as "más notícias"


Eu descobri ao longo dos anos uma certa reação ao jornalismo cristão que cobre notícias inquietantes, dolorosas e às vezes terrivelmente terríveis. Essa reação pode ser resumida como: “Não ouça nenhum mal, não veja nenhum mal, não diga mal”. De acordo com algumas pessoas, não devemos nos “focar” ou “ficar obcecados com” as más notícias, mas apenas olhar para o boas notícias!
Há um grão de verdade para essa observação quando se trata da mídia secular, que parece empenhada se posso dizer em cobrir todos os últimos assassinatos, estupros e roubos, e dá muito menos espaço para histórias de pessoas boas fazendo coisas boas. . E nunca seria apropriado que monges e monjas gastassem seu tempo no mosteiro lendo os últimos jornais e revistas, pois eles têm uma vocação mais alta do que a batalha nas ruas. Mas se for tomado para significar que os leigos, homens e mulheres que vivem no mundo, deveriam ser como avestruzes com suas cabeças confortavelmente enterradas na areia, eu não poderia discordar o suficiente.
A primeira condição para vencer uma guerra é saber, na medida do possível, onde está seu inimigo, de onde ele vem, que armas ele tem, qual sua estratégia e como vencê-lo. Esta não é a verdade mais importante, mas é necessária para fazer qualquer movimento inteligente, para o melhor uso dos recursos mentais e materiais, e para o "longo prazo". O pior geral seria um otimista perpétuo que lia os livros de filosofia em vez de usava seus binóculos, seus mensageiros e sua máquina telegráfica. O pior soldado seria aquele que usasse uma venda nos olhos para não se assustar ou desencorajar pelas balas ou pelo sangue.
O Novo Testamento não hesita em usar imagens militares ao descrever a vida espiritual. Você o encontra nos Evangelhos, nas Epístolas, no Livro do Apocalipse. Na batalha cristã que travamos neste mundo, precisamos sempre ter em vista duas coisas: por um lado, a verdade a que aderimos, o bem pelo qual amamos e pelo qual nos esforçamos; por outro lado, as ameaças sempre presentes que atacavam esse bem e os erros insidiosos iam contra a verdade. 
De fato, esta é uma estrutura fundamental da própria revelação. Como alguém observou certa vez, somos incapazes de ouvir e retomar as confortantes Boas Novas sobre o perdão de Deus em Cristo, a menos que primeiro ouçamos e enfrentemos as esmagadoras más notícias sobre nossa natureza humana decaída. Temos que ser convencidos do pecado, original e atual, e de nossa terrível necessidade de misericórdia e cura, antes que o cristianismo seja a única e eficaz resposta à mais profunda necessidade humana, a única resposta apropriada à justiça e glória de Deus. Precisamos ouvir as más notícias sobre a nossa distorção e destruição da natureza antes que possamos ouvir as boas novas sobre o poder de cura e elevação da graça divina. Afora o reino dos céus
No mundo contemporâneo, freqüentemente ouvimos apelos para que os cristãos sejam “mais positivos e menos negativos”. Eles devem “evitar pregar sobre pecado, punição, confissão e concentrar-se em alegria, paz, justiça social, amor” ou talvez “amor”. e esses temas. Desta forma, supostamente, nossa mensagem de repente se tornará atraente mais uma vez, e igrejas serão inundadas com novos membros cantando e abraçando seu caminho para o céu!
É talvez uma fantasia agradável, mas não tem relação com a realidade. Foi tentado nos últimos cinquenta anos e considerado insuficiente. Para interpretar uma carta ecumênica para uma mudança, acho que ninguém resumiu melhor do que Reinhold Niebuhr, que desdenhosamente descartou o evangelho social liberal com a descrição: “Um Deus sem ira trouxe homens sem pecado para um reino sem julgamento através das ministrações. de um Cristo sem uma cruz ”. Em outras palavras, uma total falsificação da Bíblia e da totalidade da religião cristã. Deus se tornou homem para nos libertar do pecado, da morte e do inferno e nos dar o poder de viver vidas puras, santas e glorificadoras de Deus. É nosso dever despertarmos para esta verdade - nos regozijarmos por causa dessa libertação e dessa vocação, e nada mais.
O cristão fiel não pode fingir não ver o mal quando o vê, e nunca deve deixar de chamá-lo pelo seu nome, especialmente quando a salvação das almas está em jogo. “Não participem das obras infrutíferas das trevas, mas exponham-nas”, como São Paulo exorta Ef 5:11. “Nada é encoberto que não seja revelado, ou oculto que não seja conhecido” Lc 12: 2: então, se um bispo está tentando esconder a imoralidade sexual, sua própria ou de qualquer outra pessoa, cuidado - o jornalista verdadeiramente cristão detectará você, persegue você, chama você, expõe as obras das trevas e nunca cede até que o mal seja reconhecido, repreendido, punido e expulso.
Isto é um trabalho fácil? Não, claro que não. Isso traz riscos? Sim, obviamente. Mas é a vocação de alguns travarem uma guerra espiritual exatamente desta maneira. Seu trabalho ajuda os cristãos em geral a serem vigilantes sobre o mundo, vigilantes sobre si mesmos, pois qualquer um de nós pode cair em pecado grave e pronto para proclamar a verdade, em época e fora de estação, cada um de acordo com seu lugar. o Corpo Místico de Cristo cf 2 Tim 4: 2; Ef 4: 11–16.
Permita-me compartilhar um último pensamento. Muito pode ser feito por instrução positiva, programas catequéticos e outros métodos de divulgação destinados a “atrair” os católicos, especialmente aqueles que não são comprometidos ou inconsistentes. Mas, por mais impopular que seja, nunca devemos omitir o inverso: expor o erro em toda a sua fealdade, refutando os sofismas do inimigo, rotulando o pecado claramente como pecado, exortando ao arrependimento e à confissão. Pessoas modernas quebradas estão à procura de libertação do mal, do vício, das trevas, de erros sedutores e destrutivos - e, portanto, conversas claras, críticas contundentes, condenações francas, são muitas vezes apenas o que é necessário, como um amigo ou membro da família um alcoólatra para ver pela primeira vez o quão sério é o seu problema.
Permita-me, um leigo, implorar a qualquer sacerdote ou bispo que possa ler isto: não tenha medo de falar toda a verdade - incluindo a bela verdade sobre a sexualidade humana e a feia verdade sobre os males que Satanás trouxe para minar a humanidade e os Fé!
Sim, é verdade que quem faz isso fará com que alguns inimigos não tenham Jesus e Paulo, e cada um deles com bastante frequência? e sim, nem sempre podemos estar pregando sobre o que está errado. Devemos, no entanto, com frequência e claramente educar os fiéis sobre o pecado, a justiça e o julgamento, cf. Jo 16: 8 se vamos permanecer fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo. Ele veio para libertar o mundo do pecado, mas aqueles que não sabem o que é pecado estão presos e não escapam dele. Transmitir a verdade é uma preciosa forma de misericórdia, já que é o pressuposto do arrependimento e libertação.
Por que pregar a Boa Nova necessariamente inclui contar as "más notícias" Por que pregar a Boa Nova necessariamente inclui contar as "más notícias" Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 10, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.