Deus é macho? O que a Bíblia diz?

de Rich Deem

Introdução


   Esta página é em resposta a um diálogo que ouvi no rádio de um cristão a quem respeito por seu ensino geralmente excelente. No entanto, sua resposta à pergunta "Deus é macho?" deixou muito a desejar. A questão foi contornada e nunca respondida diretamente, embora a resposta implícita fosse "sim". Como muitos céticos afirmam que a Bíblia é sexista, é bom saber o que ela realmente diz sobre esse assunto.




                                                      Natureza de deus

     A Bíblia tem muito a dizer sobre a natureza de Deus. Deus é pessoal e emocional. De fato, na frase "Deus criou a humanidade à Sua imagem", é geralmente aceito que as características que nos distinguem de outros animais são aquelas que refletem a natureza de Deus. Se a Bíblia estivesse se referindo apenas a características físicas quando afirma que o homem foi criado à imagem de Deus, não diria muitas das coisas que faz a respeito de Sua natureza. Por exemplo, a Bíblia declara que tanto homens como mulheres são criados à imagem de Deus.1 A menos que Deus fosse hermafrodita (tendo tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos), essa frase não poderia se referir a características puramente físicas. Além disso, há numerosos outros versos na Bíblia que descrevem Deus como tendo características físicas não humanas, como penas e asas.2 Devemos pensar em Deus como um frango crescido? Certamente não! Deus é tão diferente dos humanos, que a Bíblia freqüentemente pinta quadros de palavras para nos dar um vislumbre de como Deus é.



                                                           Deus em três pessoas

   A Bíblia diz que Deus existe na forma de três pessoas, embora seja um só Deus. Estas três pessoas são ditas como sendo o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. De acordo com a Bíblia, ninguém jamais viu o Pai, exceto o Filho e os anjos.3 O Pai é a glória plenamente expressa de Deus no céu. O Filho é a imagem de Deus4 expressa em forma corpórea, 5 que existiu na eternidade passada como parte da Divindade, 6 mas voluntariamente desistiu de parte de sua glória para vir à Terra como um homem judeu.7 Nesse sentido, a representação de Deus Deus na terra poderia ser dito ser homem. Da mesma forma, toda vez que "O Anjo do Senhor" apareceu na Terra no Antigo Testamento, Ele apareceu como um homem. A maioria dos teólogos cristãos interpreta a aparência de Deus no Antigo Testamento como o Jesus Cristo pré-encarnado. A terceira pessoa da Divindade é o Espírito Santo, que trabalha através dos crentes, mas nunca apareceu na Terra em forma humana.


                                                        Deus está no céu masculino?   

   Quando a maioria das pessoas pensa em Deus, elas pensam nEle em Sua glória no céu. Então, a pergunta "Deus é macho" geralmente se refere a Deus como Ele existe no céu. A Bíblia sempre se refere a Deus usando pronomes masculinos. Isso significa que Deus é fisicamente masculino? Em outras palavras, Deus tem órgãos sexuais masculinos? Surpreendentemente, a Bíblia aborda essa questão indiretamente, através de várias declarações diferentes sobre a natureza de Deus e como Ele é. Jesus disse que Deus é "espírito" .8 Embora não seja definido extensivamente na Bíblia, um espírito é uma entidade que não tem corpo físico. Depois de sua ressurreição, Jesus disse a Seus discípulos que Ele havia retornado em forma corpórea, dizendo: "um espírito não tem carne e ossos como você vê que eu tenho" .9 Se Deus é um espírito como a Bíblia diz, e um espírito tem sem carne ou ossos, então Deus não pode ser homem em forma física. Deus não é homem, já que Ele não é físico, mas espiritual.



                                      Notas adicionais sobre identidade sexual no céu

   A Bíblia indica que as coisas serão realmente diferentes no céu em comparação com a terra. Muitas religiões (por exemplo, o mormonismo, o islamismo) alegam que o céu será um lugar onde os homens terão sua escolha de múltiplos "companheiros" femininos. Isso tende a tornar essas religiões mais atraentes para os machos humanos, mas não faz sentido do ponto de vista bíblico. A Bíblia diz que, uma vez que morrermos, não haverá casamento.10 Isso acontece porque seremos "casados" com o próprio Deus.11 O casamento bíblico foi concebido como um sistema para produzir e criar filhos como uma unidade familiar para encorajá-los a escolher estar com Deus no céu. Uma vez no céu, não há necessidade de reprodução. Jesus também indicou que os anjos (que são espíritos) também não se casam. Dados esses fatos, pareceria muito estranho que Deus exibisse qualquer tipo de características sexuais.


Deus é macho? O que a Bíblia diz? Deus é macho? O que a Bíblia diz? Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 24, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.