O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade?

   É uma surpresa para muitas pessoas descobrirem que há apenas um punhado de passagens na Bíblia que mencionam diretamente a homossexualidade. No entanto, apesar de sua menção infrequente, onde o assunto aparece, a Bíblia tem algumas coisas muito importantes a dizer sobre isso. Precisamos entendê-los se quisermos evitar os erros gêmeos da homofobia e pensar que Deus é indiferente sobre como usamos nossa sexualidade.

  As duas primeiras passagens que mencionam diretamente a homossexualidade vêm do Antigo Testamento, as outras três são do Novo Testamento.

1. Gênesis 19
   Sodoma tornou-se tão associada à conduta homossexual que seu nome era para muitos ouvidos um sinônimo para ela. Mas a 'sodomia' é realmente o que Sodoma é?

   O relato descreve os homens da cidade tentando fazer sexo forçosamente com dois visitantes angélicos da cidade, que apareceram na forma de homens. Partes posteriores do Antigo Testamento acusam Sodoma de uma série de pecados: opressão, adultério, mentira, cumplicidade de criminosos, arrogância, complacência e indiferença para com os pobres. Nenhum deles menciona conduta homossexual. Isso levou algumas pessoas a se perguntarem se lemos a homossexualidade na narrativa de Gênesis, quando, na verdade, a verdadeira questão era a opressão e a injustiça social. Mas um olhar mais atento ao texto deixa claro que a homossexualidade estava de fato envolvida.

   Embora a palavra hebraica para “conhecer” (yada) possa significar apenas “conhecer” alguém (em vez de “conhecê-los” sexualmente), fica claro pela agressão da multidão (e pela terrível tentativa de Ló de oferecer-lhes suas filhas como uma alternativa) que eles estão procurando muito mais do que o conhecimento social. Daí o que acontece a seguir: os anjos advertem Ló que o julgamento é iminente (v.13).

No Novo Testamento, Jude acrescenta um assunto importante:

... assim como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que também se entregaram à imoralidade sexual e perseguiram o desejo antinatural, servem como um exemplo ao sofrer uma punição do fogo eterno. (Judas 7)

  O que aconteceu em Sodoma claramente significa ser uma espécie de advertência. Judas deixa claro que sua impiedade envolvia a imoralidade sexual. Eles foram punidos por pecado sexual, juntamente com os outros pecados de que eram culpados.

   Judas também destaca a natureza de seus desejos sexuais: eles perseguem o “desejo não natural” (literalmente “carne” não natural). Alguns sugeriram que isso se relaciona ao fato de que os visitantes da cidade eram angelicais; Judas referencia o pecado angelical mais cedo em sua carta. Mas esses anjos apareceram como homens, e a multidão latente do lado de fora da casa de Ló não mostrou nenhuma evidência de saber que eles eram angelicais. Seu desejo era fazer sexo com os homens que estavam com Ló. Em outras palavras, era a natureza homossexual de seus desejos, e não apenas a expressão violenta deles, que é destacada no Novo Testamento.

2. Levítico 18 e 20
   Levítico contém duas declarações bem conhecidas sobre a atividade homossexual:

   Você não deve mentir com um homem como com uma mulher; é uma abominação. (Levítico 18:22)

    Se um homem se deita com um homem como com uma mulher, ambos cometeram uma abominação; eles certamente serão mortos; Seu sangue está sobre eles. (Levítico 20:13)

   “Uma abominação” é freqüentemente usada para descrever a idolatria, e alguns sugerem que esses versos não estão condenando o comportamento homossexual em geral, mas apenas a prostituição cultual ligada aos templos pagãos. Também é frequentemente alegado que o fato de essas proibições aparecerem em um livro repleto de outras leis que nenhum cristão acha que devem seguir hoje sugere que elas não devem ser consideradas como tendo relevância moral permanente. Mas, para fazer a primeira objeção, a linguagem usada não é específica; refere-se a mentir com um homem “como com uma mulher”, isto é, em termos muito gerais. Em segundo lugar, os versículos ao redor descrevem outras formas de pecado sexual (como incesto, adultério e bestialidade), e nada disso tem a ver com os templos pagãos ou a idolatria, e que consideramos aplicável aos cristãos de hoje. É moral, e não apenas o comportamento religioso pagão que está em vista. Além disso, Levítico 20:13 destaca igualmente os partidos do sexo masculino, novamente sugerindo atividade homossexual consensual, em geral (em oposição ao estupro gay ou a um relacionamento forçado).

3. Romanos 1: 18-32
   Voltando ao Novo Testamento, Romanos 1 tem muito a dizer sobre a natureza e o caráter do comportamento homossexual.

   O objetivo de Paulo nesses primeiros capítulos é demonstrar que o mundo inteiro é injusto aos olhos de Deus e, portanto, carente de salvação. Em Romanos 1: 18-32, ele se concentra no mundo gentio, descrevendo a maneira como se afastou de Deus e abraçou a idolatria. Os detalhes particulares da passagem podem indicar que Paulo está usando a cultura greco-romana em torno de seus leitores como um exemplo.

4. 1 Coríntios 6: 9-10
Paulo escreve:

   Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se deixe enganar: nem os sexualmente imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os homens que praticam a homossexualidade, nem os ladrões, nem os gananciosos, nem bêbados, nem os vilãndres, nem os vigaristas herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6: 9-10)

   Nesses versículos, Paulo está descrevendo diferentes tipos de pessoas que (a menos que se arrependam) serão excluídas do reino de Deus. Quatro tipos dizem respeito ao pecado sexual, e dois deles especificamente ao comportamento homossexual. O ESV leva o último e os coloca juntos como “homens que praticam a homossexualidade”, enquanto o NIV os traduz como “prostitutas masculinas e agressores homossexuais”.

   O primeiro dos dois termos relacionados à homossexualidade é malakoi, que traduzido literalmente significa “soft”. ​​Na literatura clássica, ele poderia ser usado como um termo pejorativo para homens que eram efeminados; para o parceiro mais jovem e passivo em um relacionamento pederástico (homem-menino); e se referir a prostitutas do sexo masculino (daí a tradução da NIV). Em 1 Coríntios 6, malakoi aparece em uma lista que descreve as formas gerais de pecado sexual, e o contexto sugere que Paul provavelmente o está usando de maneira ampla para se referir aos parceiros passivos na relação homossexual, como estamos prestes a ver.

   O segundo termo que Paulo usa. é arsenokoitai. Este é um composto de "homem" (arsen) e "intercurso" (koites, literalmente "cama"). Estas são as duas palavras usadas na tradução grega de Levítico 18:22 e 20:13, sugerindo que Paulo está ligando de volta a essas duas passagens. (Paulo já fez uma conexão com Levítico em 1 Coríntios 5, onde ele condena a aceitação da igreja de um homem que vive com a esposa de seu pai usando uma linguagem que ecoa em Levítico 18: 7-8. Para Paulo, os pecados sexuais que Levítico proíbe permanecem proibido para os cristãos do Novo Testamento.) Arsenokoitai, então, é um termo geral para o sexo masculino do mesmo sexo, e seu par com malakoi indica que Paulo está se dirigindo tanto aos parceiros ativos quanto passivos do sexo homossexual.

   Então, o que tudo isso significa para nossa compreensão da homossexualidade?

1. O pecado homossexual é sério. Paulo diz que o homossexual ativo e impenitente, como todos os pecadores ativos e impenitentes, não entrará no reino de Deus. Paulo exorta seus leitores a não serem enganados neste ponto. Ele supõe que haverá aqueles que negam esse ensinamento e argumentam que algumas formas de conduta homossexual são aceitáveis ​​para Deus. Mas Paulo é claro: a conduta homossexual leva as pessoas à destruição. Este é um problema sério.

2. O pecado homossexual não é único. A lista de Paul inclui outras formas de pecado sexual (imoralidade sexual e adultério) e inclui formas não sexuais de pecado (embriaguez e roubo, por exemplo). O pecado homossexual é incrivelmente sério, mas não é o único a ser assim. É mau, mas é, digamos, ganância. Não devemos implicar que o sexo homossexual é o pecado de nossa época. Se quisermos ser fiéis às Escrituras, devemos também pregar contra roubo, ganância, embriaguez, injúria e defraudar os outros, muitos dos quais também são banalizados em nossa sociedade, e todos os quais também caracterizam os injustos.

3. O pecado homossexual não é inescapável. Paulo continua no versículo 11: “E esses foram alguns de vocês. Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de Deus ”(1 Coríntios 6:11).

Essas formas de comportamento não são apropriadas para a igreja de Corinto precisamente porque não são mais quem são. Alguns deles claramente eram homossexuais ativos. Eles já viveram dessa maneira. Mas não mais. Eles foram lavados, santificados e justificados; perdoados, purificados de seus pecados e separados para Deus. Eles têm uma nova posição e identidade diante dele.

Por mais enraizada que seja no comportamento de alguém, a conduta homossexual não é inescapável. É possível que alguém que viva um estilo de vida gay praticante seja transformado em novo por Deus. Tentações e sentimentos podem permanecer. Que Paulo esteja advertindo seus leitores a não voltarem ao seu antigo estilo de vida sugere que ainda há algum desejo de fazê-lo. Mas em Cristo não somos mais quem éramos. Aqueles que saíram de um estilo de vida gay ativo precisam entender como se ver. O que nos definiu então não nos define mais agora.

5. 1 Timóteo 1: 8-10
Aqui Paulo escreve:

   A lei não é estabelecida para os justos, mas para os sem lei e desobedientes, para os ímpios e pecadores, para os ímpios e profanos, para aqueles que atacam seus pais e mães, para assassinos, para os sexualmente imorais, homens que praticam a homossexualidade. escravizadores, mentirosos, perjuros e tudo o que é contrário à sã doutrina. (1 Timóteo 1: 9-10)

   Ele novamente usa o termo arsenokoitai (traduzido pela ESV como “homens que praticam a homossexualidade” como um termo genérico para todas as formas de conduta homossexual. Também em comum com 1 Coríntios, o sexo entre pessoas do mesmo sexo é mencionado entre outros pecados de grande alcance. , não sexual, bem como sexual.

   Essas formas de comportamento caracterizam aqueles que não são “justos” e para quem a lei foi dada, a fim de trazer a convicção do pecado e a necessidade de misericórdia. Todas essas práticas contradizem a “sã doutrina” e o evangelho. Eles não estão de acordo com a vida que os cristãos estão agora a liderar. Eles vão na contramão da nova identidade que temos em Cristo.

Conclusão
   As tentativas de ler esses textos como algo diferente de proibições de comportamento homossexual não funcionam em última análise. A leitura clara de cada passagem é a correta. É a prática homossexual em geral, e não apenas certas expressões dela, que são proibidas nas Escrituras. Tentar demonstrar o contrário é violar as próprias passagens. No entanto, esses mesmos textos listam a homossexualidade ao lado de muitas outras formas de comportamento que também são contra a vontade de Deus. As próprias passagens que nos mostram que a atividade homossexual é um pecado, deixam muito claro que não é um pecado único. É um exemplo do que está errado com todos nós.


O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade? O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade? Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 23, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.