Por que o arrebatamento não é bíblico ... e por que é importante

Eu cresci na cultura da igreja. A maior parte do que me lembro daqueles primeiros anos da infância e da adolescência traz lembranças de coisas boas. As pessoas genuinamente me ensinaram que amar Jesus é mais importante do que qualquer outra coisa no mundo. Afinal de contas, o mundo é corrupto e o lugar pelo qual realmente ansiamos é longe, longe - o céu. Então, devemos amar Jesus e odiar o mundo.
Agora, isso não é ódio para com as pessoas na terra. Eu não cresci em uma cultura da igreja que ensinava que deveríamos dizer aos estranhos o quanto eles sugam, mas que esse “mundo não é meu lar, eu sou apenas uma passagem”.
Mundo e fisicalidade = ruim. Jesus e felicidade espiritual em um paraíso distante = meta do jogo.
Essa distinção veio com um subconjunto de crenças sobre o destino do mundo de Deus. Eventualmente, este planeta seria destruído e nós, cristãos, "voaríamos" para o céu no arrebatamento da igreja. Certos cristãos entenderam o tempo do arrebatamento como ele corresponde ao livro do Apocalipse diferentemente de outros, mas ninguém jamais negou o iminente retorno de Jesus para evacuar a igreja da terra.
O que eu percebi é que a igreja da minha juventude provavelmente teve o arrebatamento errado. Você vê, a Bíblia flui da Criação Gen 1-2 à Renovada Criação Rev 21-22. Esta é a narrativa da Escritura. Nada no texto, se lido em seu contexto próprio, alude à completa destruição do planeta. O valor deste mundo para o Criador é profundo e, por causa disso, o mundo como um todo deve ser intrinsecamente valioso para nós.
As realidades físicas e mentais, como a injustiça social, a violência, a fome, a doença evitável e a destruição da natureza, são convites para a igreja de Jesus sujar as mãos e proclamar que esse mundo é importante mesmo quando está quebrado. Cristo completará a criação após seu retorno, unindo o céu e a terra para a vida da era vindoura!
A famosa passagem do arrebatamento é encontrada em 1 Tessalonicenses 4.15-17 e diz:
De acordo com a palavra do Senhor, nós lhes dizemos que nós, que ainda estamos vivos, que restarem até a vinda do Senhor, certamente não precederão aqueles que adormeceram. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com grande voz, com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós que ainda estivermos vivos e ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
Esta passagem, quando colocada no contexto mais amplo do capítulo, está respondendo a perguntas que os cristãos em Tessalônica tinham sobre a morte. O que aconteceu com nossos entes queridos que morreram antes do retorno de Cristo à terra? Qual é o seu e o nosso destino final? A resposta de Paulo: ressurreição corporal no retorno de Cristo à terra! Não é uma fuga para o céu, veja o apêndice abaixo.
Nesta passagem, Paulo toma emprestadas duas imagens específicas do Antigo Testamento que seriam familiares aos judeus convertidos e aos gentios que estavam se familiarizando com a tradição hebraica. O primeiro deles que Paulo emprega no texto tem a ver com Moisés, que desce do Monte Sinai com a Lei com a grande explosão da trombeta.
A segunda imagem é tirada de Daniel capítulo 7, onde o “um como o filho do homem” ou “ser humano” ou “O Humano” e a comunidade que ele representa são vindicados sobre os inimigos do povo de Deus. Nuvens aqui simbolizam o poder e o julgamento autoritário de Deus sobre o resgate de seu povo. Esta ideia parece agora ser aplicada aos cristãos que enfrentam várias formas de perseguição.
Finalmente, há uma terceira imagem no texto que vem de fora do contexto canônico. Esta é a imagem de um imperador que visita uma cidade. As pessoas daquela região teriam saído para encontrá-lo para levá-lo à sua casa em uma procissão real ao ar livre. Isto, Paulo parece se aplicar à igreja que introduzirá seu Rei na nova criação. ***
O arrebatamento, como é popularmente entendido, não é encontrado em lugar algum nessa passagem do "arrebatamento". Cristo retornará para ressuscitar, purificar, curar e estabelecer o reino eterno de Deus nesta terra. O céu e a terra se unirão como noiva e marido - por toda a eternidade. É isso aí.
A Bíblia ensina que quando Cristo voltar, será uma boa notícia! “Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte, luto, choro ou dor, pois a velha ordem das coisas já passou. ”Apocalipse 21.4. Certamente não podemos apagar o julgamento do quadro, mas a esperança é que aqueles em Cristo sejam ressuscitados para a vida eterna e tudo o que está errado com este mundo será corrigido.
Este mundo renovado será o nosso lar para a eternidade, e temos a oportunidade de refletir esse futuro em nosso presente. O arrebatamento nos convida a escapar deste mundo: a última coisa que Jesus teria ensinado! “Na terra como no céu” é o que ele disse, não “no céu, longe da terra!” O futuro do nosso mundo é de esperança. Vamos contar essa história e não as narrativas escapistas com as quais muitos de nós cresceram.
Kurt Nota: Este artigo é uma adaptação de várias peças que fazem parte da minha categoria “arrebatamento”.
Por que o arrebatamento não é bíblico ... e por que é importante Por que o arrebatamento não é bíblico ... e por que é importante Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 30, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.