Provérbios 1 Comentário e Estudo da Bíblia

Provérbios um - o começo da sabedoria
Este capítulo é sobre a sabedoria de Deus e não é que temos sabedoria divina em nós mesmos, mas a coisa mais sábia que podemos fazer é dar glória a Deus e temê-lo. Esse tipo de medo não é um medo cheio de terror de ser atingido por Deus a qualquer momento, mas um profundo e santo respeito reverente pela santidade de Deus, que nos impele à obediência. Esse é o começo e o fim de toda a sabedoria. Isso não significa que temos todo o conhecimento, é claro, mas temos a sabedoria de saber de onde vem todo o conhecimento.
Provérbios 1: 1-4 “Os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: Conhecer a sabedoria e a instrução, entender as palavras de discernimento, receber instrução com prudência, justiça, justiça e eqüidade; para dar prudência ao simples, conhecimento e discrição aos jovens. ”
O propósito específico para este e todos os provérbios de Salomão é ganhar sabedoria, receber instrução e entender como viver e viver a justiça, justiça, igualdade, prudência para aqueles que são jovens demais para saber quando usar a discrição e como aplicar conhecimento. A meta específica de Salomão é: “O sábio ouça e aumente o aprendizado, e aquele que entende obtenha orientação” (Prov 1: 5) para perceber que “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Prov 1 : 7
Provérbios 1: 10-12 “Meu filho, se os pecadores te seduzirem, não consinta. Se eles disserem: “Venha conosco, vamos ficar à espera de sangue; deixe-nos emboscar os inocentes sem razão; como o Sheol nos deixe engoli-los vivos e inteiros, como aqueles que descem à cova.
Se eu tivesse lido isso apenas quando eu era mais jovem, eu poderia ter me distanciado das conseqüências desastrosas, mas até os pecados da minha juventude funcionaram para o meu melhor na soberania de Deus (Romanos 8:28). Como é fácil ser pego pela multidão e ser influenciado a tomar uma decisão imprudente? É muito fácil falar por experiência. Paulo advertiu: “Não seja enganado:“ A má companhia arruína a boa moral ”1 Cor 15:33.
Provérbios 1: 15-16a, 18-19 “Filho meu, não andes pelo caminho com eles; retenha o seu pé dos seus caminhos, pois os seus pés correm para o mal… mas estes homens estão à espera do seu próprio sangue; eles armam uma emboscada para suas próprias vidas. Tais são os caminhos de todos que são gananciosos por ganhos injustos; tira a vida de seus possuidores ”.
Mais uma vez, Salomão nos fala como um pai sábio e se refere a seus leitores como “meu filho” e, claro, isso inclui “minha filha”. Ele nos conclama, os filhos de Deus, a “não andar no caminho com eles pecadores”. Porque é muito caro e pode até custar-lhes a vida Prov 1:19. O ponto aqui é que aqueles que fazem emboscadas para os outros acabam sendo pegos em sua própria armadilha. Pode não ser hoje ou amanhã, mas virá.
Provérbios 1: 22-23 “Por quanto tempo, ó simples, você vai amar ser simples? Por quanto tempo os escarnecedores se deleitarão em seus escárnios e os tolos odeiam conhecimento? Se me voltardes da minha repreensão, eis que derramarei o meu espírito sobre ti; Eu vou fazer minhas palavras conhecidas para você. 
Os escarnecedores de hoje são aqueles que odeiam o conhecimento de Deus. O salmista nos diz o que Deus pensa do escarnecedor ou do insensato: “O insensato diz em seu coração: Não há Deus”. Eles são corruptos, fazem coisas abomináveis, não há quem faça o bem ”Salmos 14: 1. O rei Jaime tem algumas dessas palavras em itálico e é “Há…”, então esse versículo realmente diz “O tolo diz em seu coração:“ nenhum Deus ”como disse em desafio:“ Não, Deus! ”Não há nada mais tolo que desafiando ou negando a Deus Rev 20: 12-15 no entanto, Salomão deixa espaço para esperança, como ele escreve: "Se você se virar à minha repreensão, eis que derramarei o meu espírito para você; Eu farei com que minhas palavras sejam conhecidas por você ”. Esta“ virada ”é como a palavra“ arrepender-se ”e significa voltar-se, ir para o outro lado, abandonar o caminho que você estava seguindo e voltar-se para Deus e só então Espírito em você.
Provérbios 1: 25-27 “Porquanto ignoraste todo o meu conselho e não fizestes nada da minha repreensão, também eu riria da vossa calamidade; Eu vou zombar quando o terror te atingir, quando o terror te atingir como uma tempestade e sua calamidade vier como um redemoinho, quando aflição e angústia vierem sobre você. ”
Ignorância não é desculpa. Tente essa aceleração através de uma zona de 30MPH a 50! By the way, a Bíblia diz que todos nós somos sem desculpa Rom 1:20. Quantas vezes os que se recusam a se arrepender e confiam em Cristo foram expostos ao evangelho? Quanto mais vezes a pessoa ouve o evangelho e o rejeita, mais difícil o coração se torna; e menos provável que eles se voltem para Cristo.
Provérbios 1: 29-31 “Porquanto odiavam o conhecimento e não escolhiam o temor do SENHOR, não queriam o meu conselho, e desprezavam toda a minha repreensão; então, eles comerão do fruto do seu caminho, e se fartarão deles mesmos. dispositivos. ”
Não somente os incrédulos rejeitam o conhecimento de Deus, eles rejeitaram o respeito ao medo, a reverência do Senhor. Eles ligaram seus ouvidos ao conselho encontrado em testemunhas fiéis e na Palavra escrita. Eles desprezaram a repreensão de Deus assim como eles pensavam que a cruz era tola assim como Paulo escreveu: “a palavra da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos é o poder de Deus” 1 Cor 1:18. Com o tempo, eles receberão as conseqüências Prov 1:31.
Provérbios 1: 32-33 “Pois os simples são mortos por se desviarem, e a complacência dos tolos os destrói; mas quem me ouvir, ficará em segurança e ficará à vontade, sem medo do desastre.
A sabedoria aqui é para aqueles que ouvirão a Deus pode habitar em segurança sem medo de condenar Rom 8: 1 e ficarem à vontade com qualquer desastre, porque eles estão em paz com Deus, Romanos 5: 1. Não há paz com Deus até que você tenha feito a paz com Deus. O simples passe direto pelo largo caminho que leva à destruição, Mateus 7: 13b, e é por isso que Jesus disse: “Entrai pela porta estreita. “Mateus 7: 13a.
Conclusão
Há uma grande sabedoria a ser encontrada no livro de Provérbios. É uma pena deixar que tal sabedoria seja encerrada em uma Bíblia fechada. Uma das coisas mais sábias que você pode fazer é ler um capítulo por dia do Livro dos Provérbios e encontrará um tema muito comum neste livro; “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução” Pv 1: 7.