ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Cristãos, muçulmanos e judeus adoram o mesmo Deus?

A questão do “mesmo Deus” é a de que um teólogo tem martelado desde que existem religiões suficientes para que a consulta faça sentido.

A questão dificilmente é acadêmica. De fato, um número de políticos, líderes religiosos e acadêmicos expressaram esperança nos últimos anos de que uma resposta convincente sobre a questão de Deus poderia diminuir a violência cometida em Seu nome.

O teólogo da Escola de Divindade de Yale, Miroslav Volf, recentemente editou um livro intitulado “Nós Adoramos o Mesmo Deus? Judeus, cristãos e muçulmanos no diálogo ”.

Na introdução, Volf explicou por que a questão do título é importante:

"Perguntar: 'Temos um Deus comum?' é, entre outras coisas, se preocupar: 'Podemos morar juntos?' É por isso que, se uma determinada comunidade adora ou não o mesmo deus, outra comunidade sempre foi uma questão cultural e política crucial e não apenas teológica ”.

Por outro lado, há o contribuinte CNN Belief Blog e o professor de religião da Universidade de Boston, Stephen Prothero.

Seu livro sobre esse assunto é intitulado "Deus não é um: as oito religiões rivais que governam o mundo".

Prothero escreve:

“Por mais de uma geração, seguimos estudiosos e sábios pelo buraco do coelho em um mundo de fantasia onde todos os deuses são um só… Na verdade, esse pensamento teológico ingênuo de grupo - chame Godthink - tornou o mundo mais perigoso ao cegar-nos ao choque de religiões que nos ameaçam em todo o mundo. ”

No mundo da política, o presidente George W. Bush afirmou o lado de unidade do argumento mais de uma vez nos anos após os ataques de 911 - muitas vezes como uma maneira de desviar as acusações de que os Estados Unidos estavam em guerra com o Islã.

Bush disse à televisão Al Arabiya: “Eu acredito que existe um Deus universal. Eu acredito que o Deus que o muçulmano ora é o mesmo Deus a quem eu oro. Afinal, todos nós viemos de Abraão. Eu acredito nessa universalidade.

Papa Francisco convida líderes israelenses e palestinos para conversações de paz no Vaticano

O papa João Paulo II retirou da mesma retórica várias vezes.

"Acreditamos no mesmo Deus, o Deus único, o Deus vivo, o Deus que criou o mundo e traz suas criaturas à perfeição", disse ele em um discurso aos muçulmanos no Marrocos em 1985.

Procurando por um exemplo mais recente? Considere a situação do enviado do Vaticano à Malásia.

Logo depois que ele chegou lá no ano passado, o arcebispo Joseph Marino disse que estava bem para ele que as traduções cristãs da Bíblia para o malaio usavam a palavra "Alá" para "Deus".

"Allah" é, naturalmente, a palavra árabe para Deus e é encontrada no Alcorão. Os tradutores cristãos explicaram que, como a maioria dos malaios é muçulmana, é a palavra com a qual se sentem mais confortáveis ​​e, portanto, a melhor escolha para a tradução.

Mas muitas autoridades muçulmanas na Malásia ficaram furiosas. Eles dizem que os cristãos estão escorregando na palavra familiar como uma maneira de converter os muçulmanos. E a conversão dos muçulmanos é praticamente ilegal na Malásia.

Há um processo em andamento sobre as traduções. Marino teve que se desculpar por insistir na política da Malásia.

Pontos de desacordo

Então, o que as religiões “abraâmicas” discordam?

Entre outras coisas: o propósito da humanidade, a relação entre Deus e humanidade, pecado, perdão, salvação, vida após a morte, Jesus, Maomé, o calendário e a importância religiosa do próprio Abraão.

Além disso, a natureza de Deus.

Qualquer resumo deixará de fora uma enorme nuance. Divisões internas dentro das religiões alimentaram alguns dos piores exemplos de violência humana. Considere a longa e sangrenta história de problemas entre católicos e protestantes ou o crescente número de mortes por ataques muçulmanos contra muçulmanos.

Mas existem elementos comuns sobre Deus amplamente aceitos em cada tradição.

judaísmo

Comece com o judaísmo, uma vez que veio primeiro e estabeleceu raízes que levaram para os outros dois.

A tradição judaica ensina que existe um e somente um Deus, criador de tudo, e Ele estabeleceu leis físicas e morais. Como a oração proeminente do judaísmo diz: "O Senhor nosso Deus, o Senhor é um."

Este Deus anda e fala diretamente com Suas criações - por um tempo.

Eventualmente, Ele escolhe um nômade em particular Abraão para ser pai de uma nação poderosa que Deus estabelece como um exemplo para outras nações.

Esse Deus gosta do cheiro de carne queimada e exige outras oferendas físicas extremamente específicas como prova de obediência e arrependimento. E Ele dá ao Seu povo escolhido um conjunto particular de leis - mas não se importa com discussões e até mesmo discussões sobre essas leis.

Um famoso ditado rabínico implica que cada palavra nos textos sagrados do judaísmo pode ser entendida em 70 maneiras corretas, mas relacionadas. E o raciocínio humano pode até superar a intenção divina. Sem brincadeiras. Está no Talmud

Este Deus julga o Seu povo todos os anos. A tradição diz que ele está disposto a aceitar a imperfeição, desde que venha com arrependimento.

Ele é grande em obediência, não tanto em fé. Ele não é tão atento aos comportamentos dos não-judeus. Há uma famosa piada judaica com a piada "Você se importaria de escolher outra pessoa de vez em quando?"

A tradição sustenta que há um mundo a vir após a morte, onde os relatos morais de alguma forma serão resolvidos. Mas esse Deus é vago nos detalhes.

cristandade

As diferenças mais óbvias no Deus cristão são os ensinamentos tradicionais sobre a Trindade e Jesus. Deus é três pessoas separadas que também são uma. Como? O cristianismo diz que a Trindade é um "mistério" da fé.

De acordo com a tradição cristã, Deus gera um filho que é de alguma forma também Ele, mas não Ele para expiar o pecado original. Ele sacrifica aquele filho através de uma morte brutal e assim alcança a salvação da humanidade.

Mas o filho, que também é Deus, ressuscita dos mortos. E esse sacrifício redime eternamente todos que aceitam e crêem nele. Fé, não comportamento, é a medida essencial da salvação.

Este Deus está disposto a expandir vastamente o que significa estar entre Seu “povo escolhido”. Ele também está disposto a cancelar muitas das leis que se aplicavam àquele grupo escolhido para este aumento de membros.

Judeus ortodoxos dizem que Deus os proíbe de comer um cheeseburger; Os cristãos dizem que Deus não tem problema com eles devorando Big Macs.

Ao contrário do Deus judeu, cujas instruções são quase todas sobre este mundo, o Deus cristão está mais focado na salvação eterna: o céu e o inferno.

Finalmente, para este Deus, muitas das escrituras judaicas que são todas as palavras de Deus são, na verdade, prenúncio de Jesus. Vendo Abraão.

islamismo

O deus muçulmano é um pouco mais parecido com o deus judeu.

Não há Trindade na tradição muçulmana. Jesus foi um profeta, mas não mais divino que outros profetas.

Deus nunca teve nada como atributos físicos e não tem gênero. Alguns comentaristas muçulmanos dizem que o substantivo "Allah" é masculino, mas apenas da maneira que todos os substantivos em alguns idiomas incluem gênero.

A tradição muçulmana afirma que Deus quer uma coisa dos seres humanos: Submissão. A palavra "Islã" é definida como "submissão à vontade de Deus".

Para os muçulmanos, todos os verdadeiros profetas nas tradições judaica e cristã eram na verdade muçulmanos porque sabiam se submeter corretamente a Deus. As diferenças entre as interpretações muçulmanas, judaicas e cristãs de Deus são devidas a erros que se infiltraram nas outras duas religiões, ensina o Islã.

O deus muçulmano, como os outros dois, inicialmente exigiu que Abraão sacrificasse um filho. Mas o Deus Muçulmano queria Ismael, filho de Abraão, e não Isaque, que a tradição judaica afirma ser oferecido como sacrifício.

O deus muçulmano também designou, antes que o mundo começasse, um homem perfeito para ser seu profeta final: Maomé. As perfeitas verdades de Deus são encontradas apenas no Alcorão e nos ditos de Maomé, os hadiths.

E o Deus Muçulmano, como o Deus Cristão, mas ao contrário do Deus Judeu, dará boas-vindas aos crentes no paraíso e condenará muitos não-muçulmanos - exatamente quais são assunto de muita discussão - ao tormento eterno.

Resposta final

Então, os cristãos muçulmanos e judeus realmente adoram o mesmo Deus?

Em dois grandes volumes sobre o assunto recentemente publicados por estudiosos de várias religiões e tradições, incluindo a de Volf, a resposta mais abrangente desses estudiosos é basicamente: Sim, e é o nosso Deus.

Esta não é uma nova maneira de responder à pergunta.

Em 1076, o papa Gregório VII escreveu isso a um líder muçulmano: “Acreditamos e confessamos um Deus, reconhecidamente, de uma maneira diferente…”

Mas como muitos outros líderes religiosos em todos os lados do argumento, Gregory insistiu que sua versão do Todo-Poderoso é aquela a quem os outros estão inadvertidamente e incompletamente adorando.

Um conjunto menos exclusivista de religiões pode desconsiderar as diferenças. Mas todos os três afirmam ter a única "Fé Verdadeira".

Então, todas as três religiões realmente adoram a mesma divindade, quer o chamem Deus ou Allah ou Adonai?

Só Deus sabe.
Cristãos, muçulmanos e judeus adoram o mesmo Deus? Cristãos, muçulmanos e judeus adoram o mesmo Deus? Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 03, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.