ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Minha Fé: O perigo de pedir a Deus 'Por que eu?'

Nota do editor: Timothy Keller é pastor sênior da Igreja Presbiteriana do Redentor, em Nova York, e autor do livro best seller The New York Times "The Reason for God". Seu livro para os líderes da igreja, "Centre Church", será publicado em setembro. Por Timothy Keller, Especial da CNN

CNN - Quando eu fui diagnosticado com câncer, a pergunta "Por que eu?" Era natural.

Mais tarde, quando eu sobrevivi, mas outros com o mesmo tipo de câncer morreram, eu também tive que perguntar: "Por que eu?"

O sofrimento e a morte parecem aleatórios, sem sentido.

Os recentes tiroteios em Aurora, Colorado - nos quais algumas pessoas foram poupadas e outras perdidas - são o mais recente e vívido exemplo disso, mas há muitas outras a cada dia: desde baixas na revolta na Síria até vítimas de acidentes nas estradas americanas. Tsunamis, tornados, acidentes domésticos - a lista é longa.

Como ministro, passei incontáveis ​​horas com pessoas que choravam: “Por que Deus deixou isso acontecer?” Em geral, eu ouço quatro respostas para essa pergunta. Cada um está errado, ou pelo menos inadequado.

Blog de Crenças da CNN: A fé anseia por trás das maiores histórias

A primeira resposta é “Eu acho que isso prova que não existe Deus”. O problema com esse pensamento é que o problema do sofrimento sem sentido não desaparece se você abandonar a crença em Deus.

Em sua carta da Cadeia de Birmingham, o reverendo Martin Luther King Jr. disse que, se não houvesse uma lei divina superior, não haveria como dizer se uma determinada lei humana era injusta. Da mesma forma, se não há Deus, então por que temos um sentimento de indignação e horror quando o sofrimento e a tragédia ocorrem? Os fortes comem os fracos, não há significado, então porque não?

Friedrich Nietzsche exemplificou essa ideia. Quando o ateu Nietzsche ouviu que um desastre natural havia destruído Java em 1883, ele escreveu a um amigo: “Duzentos mil dizimados de uma só vez - que magnífico!”

Como não há Deus, disse Nietzsche, todos os juízos de valor são arbitrários. Todas as definições de justiça são apenas resultados de sua cultura ou temperamento.

Minha opinião: aqui é onde Deus estava em Aurora

Por mais diferentes que fossem, King e Nietzsche concordaram com esse ponto. Se não há Deus ou lei divina superior, a violência é perfeitamente natural.

Então, abandonar a crença em Deus não ajuda em nada com o problema do sofrimento.

A segunda resposta ao sofrimento é: “Enquanto há um Deus, ele não está completamente no controle de tudo. Ele não podia impedir isso.

Mas esse tipo de Deus não se encaixa na nossa definição de “Deus”. Assim, esse pensamento dificilmente nos ajuda a reconciliar Deus e o sofrimento.

A terceira resposta para o pior tipo de sofrimento - a morte aparentemente sem sentido - é: "Deus salva algumas pessoas e deixa os outros morrerem porque ele favorece e recompensa as pessoas boas".

Mas a Bíblia rejeita vigorosamente a ideia de que as pessoas que sofrem mais são pessoas piores do que aquelas que são poupadas do sofrimento.

Esta foi a premissa autojustificada dos amigos de Jó naquele grande livro do Antigo Testamento. Eles se sentaram ao redor de Jó, que estava passando por uma tristeza após a outra, e disseram: "A razão pela qual isso está acontecendo com você e não conosco é porque estamos vivendo bem e você não está."

No final do livro, Deus expressa sua fúria diante dos "miseráveis ​​edredons de Jó". O mundo está muito caído e profundamente quebrado para cair em bons padrões de boas pessoas tendo boas vidas e pessoas más tendo vidas ruins.

A quarta resposta ao sofrimento diante de um Deus todo-poderoso é que Deus sabe o que está fazendo, então fique quieto e confie nele.

Isso é parcialmente correto, mas inadequado. É inadequado porque é frio e porque a Bíblia nos dá mais para enfrentar os terrores da vida.

Deus não criou um mundo com a morte e o mal nele. É o resultado da humanidade se afastar dele. Fomos colocados neste mundo para viver inteiramente para ele, e quando em vez disso começamos a viver por nós mesmos, tudo em nossa realidade criada começou a desmoronar, fisicamente, socialmente e espiritualmente. Tudo ficou sujeito a decadência.

Mas Deus não nos abandonou. Apenas o cristianismo de todas as principais religiões do mundo ensina que Deus veio à Terra em Jesus Cristo e ficou sujeito ao sofrimento e à morte, morrendo na cruz para receber o castigo que nossos pecados mereciam, para que algum dia ele possa retornar à Terra para acabar com o sofrimento. sem acabar conosco.

Você vê o que isso significa? Nós não sabemos a razão pela qual Deus permite que o mal e o sofrimento continuem, ou porque é tão aleatório, mas agora pelo menos sabemos o que a razão não é, o que não pode ser.

Não pode ser que ele não nos ame. Não pode ser que ele não se importe. Ele está tão comprometido com a nossa felicidade final que estava disposto a mergulhar nas maiores profundezas do sofrimento.

Siga o blog de crenças da CNN no Twitter

Alguém poderia dizer: “Mas isso é apenas metade da resposta à pergunta 'Por quê?'”. Sim, mas é a metade que precisamos. Se Deus realmente explicou todas as razões pelas quais ele permite que as coisas aconteçam como acontecem, seria demais para nossos cérebros finitos.

O que realmente precisamos é o que as crianças pequenas precisam. Eles não conseguem entender a maior parte do que seus pais permitem e desaprovam para eles. Eles precisam saber que seus pais os amam e podem ser confiáveis. Precisamos saber a mesma coisa sobre Deus.

As opiniões expressas neste comentário são exclusivas de Timothy Keller.
Minha Fé: O perigo de pedir a Deus 'Por que eu?'  Minha Fé: O perigo de pedir a Deus 'Por que eu?' Reviewed by Pastor Ivo Costa on setembro 25, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.