O que Jesus disse sobre o sábado?

O que Jesus ensinou sobre o sábado? Ainda é obrigatório para os crentes hoje?
O descanso sabático
Depois que Deus criou os céus e a terra, Deus descansou para nos deixar um exemplo. Gênesis 1:31 registra a primeira menção do sábado por inferência como o sexto dia. Diz “Deus viu tudo o que ele fez e eis que foi muito bom. E foi a tarde e a manhã, o sexto dia. ”Depois do sexto dia, a criação acabou e todos“ os céus e a terra foram acabados, e todo o exército deles. E no sétimo dia Deus terminou o seu trabalho que ele tinha feito, e ele descansou no sétimo dia de toda a sua obra que ele tinha feito. Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele Deus descansou de toda a sua obra que ele havia feito na criação ”Gn 2: 1-3. Estes versos não usam especificamente a palavra “sábado”, mas implica que Deus incluiu como parte dos Dez Mandamentos, que foi “em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia. Portanto o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. Êxodo 20:11 de modo que o dia de sábado é claramente o sétimo dia da semana e deveria ser santo e um dia de descanso. Se você olhar para o calendário, o sétimo dia da semana é o sábado.
Identificado com Israel
O sábado já foi ordenado para os gentios manterem? A Bíblia registra o próprio Deus falando a Israel sobre o sábado em Êxodo 31:13 onde Deus diz: “Você deve falar ao povo de Israel e dizer: 'Acima de tudo você deve guardar meus sábados, pois este é um sinal entre eu e você por todas as vossas gerações, para que saibais que eu, o Senhor, vos santifico ”. Note que isto foi dado“ ao povo de Israel ”e Deus diz do sábado que é“ é sinal entre mim e Deus Israel ” para que saibais que eu, o Senhor, vos santifico ”. Ser santificado significa ser separado para uso sagrado por Deus e é para isso que o sábado era destinado, mas foi escrito especificamente para Israel. Nunca lemos que Jesus ou os apóstolos ordenaram aos gentios que guardassem o sábado, portanto,
Comandos para os gentios
No Concílio de Jerusalém, o primeiro líder da igreja, Tiago, meio irmão de Jesus, exigia apenas quatro coisas dos gentios. Tiago disse: “Portanto, meu julgamento é que não devemos incomodar os gentios que se voltam para Deus, mas devem escrever para eles se absterem das coisas poluídas por ídolos, e da imoralidade sexual, e do que foi estrangulado e do sangue”. Atos 15: 19-20. Este teria sido o momento ideal para a igreja dar aos gentios a ordem de observar o sábado, mas eles não fizeram e ninguém se opôs, e o fato de que ninguém objetou é significativo, porque a igreja primitiva era quase toda judaica! Se eles não trouxeram um protesto sobre a exigência do sábado, eles aparentemente acreditaram que Deus não requer o dos gentios.
Observâncias do Sábado de Jesus
Sabemos pelas Escrituras que Jesus pregou nas sinagogas e no templo no sábado, Marcos 1:21, mas Paulo também fez isso, mas isso significa que devemos? Paulo foi enviado para os gentios, mas ele nunca perdeu a chance de pregar para os judeus, porque seu amor por eles era grande, então Paulo, e certamente Jesus, sempre esfregou os líderes religiosos judeus do jeito errado, mas isso porque eles estavam indo contra o grão do que a Bíblia ensina. Nos dias de Jesus, o sábado havia se tornado um fardo que quase todos os judeus temiam. Em vez de fazer do sábado um deleite para os judeus, como Deus originalmente pretendia, eles o carregaram com centenas de leis que os proibiam de fazer quase qualquer coisa. Isso tornava quase impossível manter. Um bom exemplo da visão de Jesus sobre o sábado foi “Um sábado ele estava passando pelos campos de grãos, e quando eles seguiram o seu caminho, os seus discípulos começaram a colher espigas ”Marcos 2:23. Os fariseus queixaram-se de que isso estava infringindo as leis do sábado, Marcos 2:24, mas Jesus disse: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Assim o Filho do homem é senhor do sábado ”Marcos 2: 27-28. Jesus curou muitos no sábado em Marcos 3: 1-5 para mostrar aos judeus e a nós que, se colocarmos leis ou regulamentos sobre o homem e os animais, não entenderemos verdadeiramente o que é o sábado.
Versos prescritivos Descritivos
Alguns mandamentos, como na Lei mosaica, são escritos para Israel e são o que chamamos de versos “prescritivos”. Isto é, eles são como remédio para um paciente que é destinado apenas a ele ou ela. Então, há versos “descritivos” que descrevem o que aconteceu no Calvário. Ninguém pensaria que eles são chamados para serem crucificados. Finalmente, há versos que são prescritivos e descritivos, como em João 3:16. Aqui lemos sobre o amor descritivo de Deus por Jesus morrer pelos pecadores e prescrever que quem quer que acredite, receberá a vida eterna. Os mandamentos do sábado são prescritivos para Israel, mas os filhos de Deus fariam bem em descansar por um dia em sete. Nós não devemos abandonar a reunião juntos no dia do Senhor Hb 10:
Conclusão
O descanso sabático que permaneceu, mencionado pelo autor de Hebreus Hebreus 4: 9, não significa um dia literal da semana, mas um dia de descanso ainda é uma grande bênção para todos nós. Hebreus 4: 9 diz: "Então, resta um descanso sabático para o povo de Deus", mas era sobre "quem já entrou no descanso de Deus também descansou de suas obras como Deus fez com o seu" Hb 4: 9-10. O contexto desses versículos não é sobre manter um dia santo ou dia da semana, mas sobre a desobediência do antigo Israel Hb 4: 1-13. O contexto é sempre rei porque um verso retirado do contexto cria um pretexto e geralmente um falso. Felizmente, não podemos ir para o céu porque fomos salvos apenas pelo dom gratuito da graça de Deus (Ef 2: 8-9). Se fosse por obras, então todos estaríamos irremediavelmente perdidos para sempre.
Artigo por Jack Wellman