ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Entre o cético e o fundamentalista

   Ler a Escritura como um cristão moderno é um equilíbrio perpétuo entre os extremos; entre eles, os extremos do ceticismo improvável e do sobrenaturalismo igualmente forçado. Pois, ao contrário desses extremos, a Fé leva a sério tanto as realidades invisíveis do Espírito quanto a vida cotidiana dos seres humanos. Acredita em contadores e anjos. Mas muitas pessoas, vendo apenas uma dessas verdades claramente, então usam essa verdade animal como um porrete contra a verdade que não vêem.
   Isso ficou claro para mim, alto e claro, recentemente, quando um conhecido cético a quem chamaríamos de "Clarence" escreveu na Internet com notícias que ele parecia pensar que devastariam os cristãos para se tornarem ateus como ele.
   "Você já considerou", disse ele, "que Paulo, o autor principal do Novo Testamento e da doutrina cristã, não tinha mais uma linha direta com Jesus do que você? Eles nunca se encontraram! É por isso que estou convencido de que ocorrido e seja o que for que o Jesus histórico pensasse e dissesse, é muito improvável que seja descrito por qualquer doutrina existente das igrejas cristãs. O Jesus histórico está perdido nos mitos pagãos da história com seus muitos deuses agonizantes e em ascensão, como Osíris. "
   Agora, na verdade, eu tinha considerado isso. E, ao fazê-lo, fui forçado a fazer uma pergunta a Clarence: a saber, a comunidade cristã primitiva e, em particular, Paulo são totalmente incapazes de compreender e transmitir aquilo que mais lhes interessa? Eles são realmente tão insignificantes que, ao mesmo tempo, insistem em que nos apegamos a cada palavra e ação de Cristo, enquanto escrevemos resmas falsas sobre Ele, sem outra fonte além de seus próprios cérebros febris? Será que realmente acreditamos que os apóstolos simplesmente não se importavam se Paulo preparasse noções fabulosas e falsas sobre o Jesus que conheceram pessoalmente? Espera-se sinceramente que acreditemos na proposição que Paulo, o fariseu, não fez?
   Eu acho que isso é bobo. No entanto, isso está no coração da tola afirmação de Clarence. Sua suposição é que a razão "prova" que o milagroso é falso. Portanto, se Paulo fala de Jesus como o Filho de Deus arnalizado, a única explicação deve ser que é absolutamente impossível que alguém como Paulo, que vive dez anos após a morte de uma figura altamente pública como Jesus, tenha qualquer conhecimento ou devoção Ele em tudo, mesmo se ele é um membro de uma comunidade unida imerso em sua vida e ensino e falou longamente com aqueles que estavam mais próximos a ele. Da mesma forma, suponho que não posso ter conhecimento certo de JFK, mesmo que seus familiares e membros do gabinete dêem relatos amplamente congruentes de sua vida.
   Alusões a eventos na vida de Cristo utilizam não apenas as mesmas idéias, mas às vezes praticamente as mesmas palavras que os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Não importa que, sem nunca ler um evangelho, saibamos de Paulo o esboço básico da vida de Cristo: que Ele era um judeu da linhagem de Davi Romanos 1: 3; que seus principais discípulos eram Pedro, Tiago e João Gálatas 2: 9; que Ele havia predito Seu retorno "como um ladrão" 1 Tessalonicenses 5: 4; que Ele instituiu a Eucaristia 1 Coríntios. 11: 23-25; que Ele havia sido rejeitado pelos líderes judeus 1Tessalonicenses 2:15, julgado sob Pôncio Pilatos 1 Timóteo 6:13 e crucificado por nós Gálatas 3: 1; que ele havia sido ressuscitado dentre os mortos e visto por muitas testemunhas 1 Coríntios. 15: 3-8; e que ele ascendeu a Ef. 4: 9-10. Marcos e Lucas. Não importa que, sem nunca ler um evangelho, saibamos de Paulo o esboço básico da vida de Cristo: que Ele era um judeu da linhagem de Davi Romanos 1: 3; que seus principais discípulos eram Pedro, Tiago e João Gálatas 2: 9; que Ele havia predito Seu retorno "como um ladrão" 1 Tessalonicenses 5: 4; que Ele instituiu a Eucaristia 1 Coríntios. 11: 23-25; que Ele havia sido rejeitado pelos líderes judeus 1Tessalonicenses 2:15, julgado sob Pôncio Pilatos 1 Timóteo 6:13 e crucificado por nós Gálatas 3: 1; que ele havia sido ressuscitado dentre os mortos e visto por muitas testemunhas 1 Coríntios. 15: 3-8; e que ele ascendeu a Ef. 4: 9-10. Marcos e Lucas. Não importa que, sem nunca ler um evangelho, saibamos de Paulo o esboço básico da vida de Cristo: que Ele era um judeu da linhagem de Davi Romanos 1: 3; que seus principais discípulos eram Pedro, Tiago e João Gálatas 2: 9; que Ele havia predito Seu retorno "como um ladrão" 1 Tessalonicenses 5: 4; que Ele instituiu a Eucaristia 1 Coríntios. 11: 23-25; que Ele havia sido rejeitado pelos líderes judeus 1Tessalonicenses 2:15, julgado sob Pôncio Pilatos 1 Timóteo 6:13 e crucificado por nós Gálatas 3: 1; que ele havia sido ressuscitado dentre os mortos e visto por muitas testemunhas 1 Coríntios. 15: 3-8; e que ele ascendeu a Ef. 4: 9-10. Tiago e João Gálatas 2: 9; que Ele havia predito Seu retorno "como um ladrão" 1 Tessalonicenses 5: 4; que Ele instituiu a Eucaristia 1 Coríntios. 11: 23-25; que Ele havia sido rejeitado pelos líderes judeus 1Tessalonicenses 2:15, julgado sob Pôncio Pilatos 1 Timóteo 6:13 e crucificado por nós Gálatas 3: 1; que ele havia sido ressuscitado dentre os mortos e visto por muitas testemunhas 1 Coríntios. 15: 3-8; e que ele ascendeu a Ef. 4: 9-10. Tiago e João Gálatas 2: 9; que Ele havia predito Seu retorno "como um ladrão" 1 Tessalonicenses 5: 4; que Ele instituiu a Eucaristia 1 Coríntios. 11: 23-25; que Ele havia sido rejeitado pelos líderes judeus 1Tessalonicenses 2:15, julgado sob Pôncio Pilatos 1 Timóteo 6:13 e crucificado por nós Gálatas 3: 1; que ele havia sido ressuscitado dentre os mortos e visto por muitas testemunhas 1 Coríntios. 15: 3-8; e que ele ascendeu a Ef. 4: 9-10.
   Por que Clarence ignora tudo isso? Porque reconhecer isso seria reconhecer que Paulo obviamente tinha muitas fontes independentes de informações perfeitamente boas, mutuamente apoiadoras, sobre os eventos da vida de Jesus, além de sua própria experiência de Cristo ressuscitado, e que ele foi devotado, até a morte, a preservando essa informação. De fato, para Clarence levar Paulo a sério como testemunha significaria confrontar a desconfortável realidade de que a corroboração dos evangelhos feita por Paulo significa que a pregação e a prática dos Doze Apóstolos que conheceram Jesus "depois da carne" foram rapidamente postas em concreto litúrgico e crédulo depois dos eventos que descrevem, precisamente para que a coisa que Clarence afirma acontecer não acontecesse.
Considere, por exemplo, o relato de Paulo da Última Ceia em 1 Coríntios 11: 23-25. Paulo geralmente se preocupa em escrever sobre o significado dos eventos em vez dos eventos em si, então não é surpresa que, geralmente, os evangelhos e ele leiam de maneira muito diferente. Os primeiros estão contando uma história enquanto Paulo está nos dizendo por que isso é importante. Mas quando Paulo faz um breve momento para recontar um fragmento dessa história, sua linguagem é muito semelhante à conta da Última Ceia nos evangelhos.
   Agora lembre-se, 1 Coríntios é escrito cerca de 25 anos após os eventos da Última Ceia e os evangelhos são escritos possivelmente até 10-30 anos depois disso. Além disso, eles foram escritos em lugares distantes, não apenas de Corinto, mas uns dos outros. Por que então eles são tão semelhantes em seus relatos da primeira eucaristia? Porque tanto Paulo como os escritores dos evangelhos têm, como suas fontes, liturgias eucarísticas que se repetem vez após vez em todo o mundo mediterrâneo no tempo em que esses escritores assinaram liturgias de papel que foram, a propósito, repetidas durante séculos depois e permanecem em formas levemente modificadas até hoje.
   Então, como Paulo foi exposto a tal liturgia? Não na estrada de Damasco quando Cristo apareceu a ele, mas na Igreja de Damasco, na Igreja de Tarso e na Igreja de Antioquia, onde, assim como em Jerusalém, "se dedicavam à instrução dos apóstolos e à vida comunitária". quebra da eucaristia do pão e da liturgia das orações "Atos 2:42. Em resumo, as liturgias embrionárias, hinos e resumos de credo breves da Fé como um que Paulo repete em 1 Coríntios 15: 3-7 são a herança dos 12 Apóstolos e suas comunidades que os instituíram. Assim, não só os apóstolos são boas testemunhas, mas eles, pelo seu método litúrgico de preservar o ensinamento que era o modo tipicamente judeu de transmitir a Tradição,
   É por isso que Paulo diz em seu relato da Última Ceia que está "entregando" o que ele também "recebeu". Pois ele está usando o jargão rabínico, que significa "passar uma tradição em sua totalidade". Em suma, longe de serem inovadores que trabalham assiduamente para acrescentar lendas novas e bizarras a algum “Mito de Jesus” não-histórico, como Clarence afirma a Igreja primitiva, incluindo, especialmente, Paulo era uma coleção de obstinados grosseiros que Suspeitavam intensamente de novos modismos e preocupavam-se profundamente em preservar a verdade do evangelho, tanto histórica quanto teológica. "Se", escreve Paulo, "mesmo nós ou um anjo do céu, devemos pregar um evangelho além daquele que pregamos a você, que ele seja eternamente condenado! Como já dissemos, agora eu digo novamente:
   Agora eu falei tanto para Clarence na minha resposta a ele. E presumi que minha defesa da confiabilidade do testemunho histórico de Paulo teria atraído aplausos dos cristãos na minha lista da Internet. Mas para minha surpresa recebi uma queixa no dia seguinte de "Greg", membro de uma igreja fundamentalista "somente bíblica" que considera a fé católica como "humanista" e ensina que a Igreja se afastou do "ensino baseado na Bíblia pura". "e tornou-se pagão logo depois que as Escrituras foram escritas. Para Greg, somente a Escritura é a única fonte de revelação. "Tradição", por outro lado, é uma palavra profundamente suspeita para ele, já que é sinônimo de "lendas de meros homens".
   Então, qual foi a carne de Greg comigo? "Eu tenho", escreveu ele, "sido levado a crer que Paulo conhecia os detalhes da Última Ceia por revelação de Jesus Cristo, e não pelas instruções dos homens. Pois Gálatas 1:11 diz: 'Eu lhes asseguro, irmãos o evangelho que eu te anunciei não é mera invenção humana. Eu não o recebi de nenhum homem, nem fui educado nele. Ele veio por revelação de Jesus Cristo '. Além disso, o próprio Paulo diz que recebeu a história da Última Ceia do 'Senhor' "1 Coríntios. 11:23
   Em suma, onde Clarence percebia os cristãos como sobrenaturalistas de torta no céu, confiando nas alegações "imaginárias" de Paulo sobre a revelação sobrenatural de Cristo e os milagres do Espírito, Greg considerou meu argumento contra Clarence muito naturalista por ousar sugerir que Paulo poderia ter obtido alguma informação sobre Jesus através da Igreja. Essa conversa sobre tradição, credos e liturgia cheirava a ser católica demais, muito "humanista". Pareceu-lhe que associar de alguma forma a revelação com os seres humanos, o ritual religioso ou a memorização rotineira era remover cada indício do sobrenatural. Assim, ele afirmou que a razão pela qual Paulo e o escritor do evangelho '
   Agora eu admito que é possível que o Cristo ressuscitado tenha ditado a história da Última Ceia para Paulo e os escritores do evangelho, para que eles repetissem de uma maneira formular e litúrgica. Eu reconheço que a tradição católica tem bastante espaço para algo como milagre e revelação direta. As Escrituras, com seu reconhecimento da possibilidade do conhecimento revelado sobrenaturalmente, deixam espaço para a possibilidade de Greg estar certo. Da mesma forma, como uma criança vizinha certa vez me disse quando eu sugeri que ele não encontraria nenhuma truta nos cinco pés de largura que ele estava pescando, "Deus poderia colocar peixes lá dentro!"
   Isso é verdade. Ele poderia fazer isso da mesma forma que poderia ditar o relato da Última Ceia tanto para Paulo como para os escritores dos evangelhos, com variações na linguagem que refletem ênfases teológicas locais e necessidades pastorais que se parecem exatamente com pequenas diferenças litúrgicas. Mas Ele fez?
   Não precisamos pensar assim para fazer justiça aos versos citados por Greg. Pois não há, de fato, nenhuma oposição necessária entre a revelação sobrenatural e o ensino da Igreja apostólica. De fato, sabemos pelas próprias Escrituras que a Igreja primitiva via a revelação através da comunidade apostólica como o meio normativo da revelação sobrenatural, ao mesmo tempo reconhecendo a realidade da demonstração espetacular de poder miraculoso e inspiração direta como quando o profeta Ágabo previu uma fome vindoura. 11:28 Porque Jesus diz aos seus Apóstolos: "Quem vos ouve ouve-me" Lucas 10:16 e Paulo elogia os coríntios por "apegar-se às tradições que lhes entreguei" 1 Coríntios 11: 2. Então, assim como não há razão para negar o sobrenatural como Clarence faz, nem há boas razões para negar, como Greg faz, que o Cristo sobrenatural se revelou a Paulo através do ensinamento simples da Igreja. Assim, a afirmação de Paulo de que o evangelho que é, Cristo foi revelado a ele sobrenaturalmente na Estrada de Damasco e em outras visões e caminhos sobrenaturais não exige assumir que ele não recebeu nenhum ensinamento subsequente na Fé daqueles que eram seus irmãos mais velhos em Cristo. .
   Mas e o que o versículo Greg citou? Simplesmente isto: é uma questão de contexto. Com quem Paulo está falando nesse verso? Os gálatas. Por quê? Porque sua autoridade apostólica é questionada por alguns nessa comunidade. Por quê? Porque um monte de Clareiras do primeiro século estão dizendo que Paulo não é um apóstolo real, já que ele não conhecia Jesus durante seu tempo na Terra.
  
 Em resposta a isso, Paulo não nega a necessidade ou a realidade de sua própria catequese pela  Igreja; ele simplesmente reafirma que sua comissão apostólica é do próprio Cristo e não é um sonho imaginário ou uma invenção humana. Mas, para que não haja dúvida de que ele foi de fato catequizado, note que apenas alguns versos depois, Paulo deixa claro que ele tinha ensino de homens. É por isso que ele teve sua pregação revisada pelos Apóstolos, "por medo de que eu estivesse correndo ou tivesse corrido minha raça em vão" Gálatas 2: 2. Para Paulo, a tradição apostólica é do Senhor.
   Assim, a linguagem de Paulo faz perfeito sentido do ponto de vista judaico, católico ou ortodoxo como as palavras de um homem entregando o ensino de uma comunidade litúrgica baseada na tradição que ele considera o "pilar e fundamento da verdade" 1 Timóteo 3: 15 Da mesma forma, os evangelhos que foram, nos lembra CS Lewis, "não escritos para converter, mas para edificar conversos já feitos" falam a uma audiência que tem celebrado as liturgias batismais e eucarísticas da Igreja com seus recitativos repetitivos das palavras de Cristo. por décadas antes que os evangelhos escritos atingissem sua forma final. Em resumo, Paulo e os evangelistas concordam quando discutem os eventos do evangelho porque todos eles simplesmente regurgitam a tradição litúrgica em que foram mergulhados em comunidades igualmente mergulhadas nessa mesma tradição.
   Então, qual é a raiz da queixa de Greg contra essa compreensão do senso comum das Escrituras? Essencialmente, é outro extremo: o gnosticismo. Para o gnosticismo, um sobrenaturalismo no extremo oposto do ceticismo de Clarence sempre assume que apenas o espiritual é importante e, portanto, tende fortemente a supor que, para o espiritual permanecer "puro", não deve ter nada a ver com o natural e o "meramente humano". " Portanto, se, como diz Paulo, ele recebeu a história da Última Ceia "do Senhor", ela teve que vir literalmente apenas por meio de algum êxtase místico ou insight profético. Não poderia ter vindo através da pregação comum, credos e liturgia da Igreja primitiva, pois isso seria tornar o evangelho "humanista". Em resumo,
   O que nos leva a uma ironia, pois, é claro, Greg, o sobrenaturalista, imagina que ele é exatamente o oposto de Clarence, o cético humanista. Mas, na verdade, eles são notavelmente semelhantes. Veja como a lógica de cada um continua.
   Greg afirma que a Igreja Católica inventou o ensino católico do nada e acrescentou à "pura verdade bíblica" de Jesus logo depois da morte dos Apóstolos. É por isso que, de acordo com Greg, Santo Inácio de Antioquia, escrevendo cerca de 30 anos após a morte do Apóstolo João, fala da Eucaristia como o Corpo e Sangue real de Cristo. Visto que "a Bíblia prova" não pode ser realmente o que diz Inácio, Greg explica que a compreensão católica da Eucaristia e de muitas outras coisas vem da mitologia pagã que se confundiu com o culto cristão praticamente no momento em que o apóstolo João tirou seu último respiração. Isso é semelhante a muitas dessas "explicações" fundamentalistas de "Como os mitos católicos corromperam o verdadeiro cristianismo".
   Mas há um problema com essa linha de raciocínio. Por ter assim cortado o ramo da Escritura da Árvore da Igreja em que cresceu, não é necessário um enorme salto de lógica para ver que, após a autoridade sobrenatural da Igreja ser rejeitada, é apenas uma questão de tempo antes que alguém como Clarence começa a afirmar que a Bíblia também é apenas uma invenção dos seres humanos, já que é, afinal, o testemunho escrito da Igreja. Tudo o que requer é que o baço acuse Paulo e Pedro de todas as coisas que "a Igreja Católica humanista e supersticiosa" foi acusada por Greg. Assim, o Ramo da Escritura entra no fogo tão seguramente quanto a Árvore da Igreja.
   Então, como podemos evitar esse absurdo? Exercite o senso comum novamente e reconheça que a pergunta que fiz a Clarence também não desaparece no caso de Greg. Se é tolice dizer que Paulo paganizou Jesus em um grande mito praticamente no instante em que nosso Senhor morreu, então é igualmente tolo afirmar que a Igreja paganizou o cristianismo no instante em que os apóstolos morreram. Se acreditar em Clarence requer o absurdo de acreditar que os apóstolos fabricaram e depois morreram por uma mentira, então acreditar em Greg requer que adotemos o mesmo absurdo sobre a Igreja imediatamente após os apóstolos. É necessário que imaginemos que os Apóstolos escolheram, sem falta, discípulos que todos entenderam mal a Eucaristia como Inácio de Antioquia, todos entenderam mal Maria e a veneraram como os católicos fazem hoje em suposto "desafio direto" a Deus, todos desobedeceram diretamente aos apóstolos "inventando" um sacerdócio e uma hierarquia de bispos que os apóstolos nunca pretenderam, e todos começaram, simultaneamente e supostamente "traição" do ensino apostólico, a chamar a ceia do Senhor de "sacrifício". Todos eles! Mesmo!
   Além do mais, pedimos a Greg que acredite que enquanto esses primeiros cristãos corriam "acrescentando" todo esse "paganismo" que os Apóstolos tinham expressamente proibido, eles também estavam, esquizofrenicamente, ocupados lutando com os hereges para preservar a pregação apostólica e canonize a própria Escritura que devemos supor conclusivamente prova que eles eram pagãos! Pois era, naturalmente, a mesma Igreja que guardava todas essas crenças católicas "pagãs" sobre a Eucaristia, Maria e o sacerdócio, que também zelosamente guardavam as Sagradas Escrituras.
   Em resumo, acreditar que a imagem das coisas de Greg ou Clarence requer mais fé do que acreditar na fé católica. No entanto, milhares de pessoas acreditam apenas nesse tipo de coisa selvagem. Pois eles não percebem que a Escritura e a Tradição da Igreja são uma unidade. Aqueles, como Clarence, que amam a "razão" e rejeitam a narrativa sobrenatural de Cristo como "superstição", não veem que rejeitar a Escritura e a Tradição da Igreja é erigir algo muito mais irracional e absurdo em seu lugar. Aqueles, como Greg, que amam as Escrituras e abraçam o sobrenatural, mas repudiam a comunidade humana que o criou sob inspiração, não vêem que aceitar um é aceitar o outro. Então eles vivem em divisão mental.
   Mas e aqui, gentil leitor, terminarei com a grande bênção de Deus que um católico não precisa se encontrar nem na confusão de Clarence nem de Greg. Pois o católico sabe que a Escritura não é uma lenda mentirosa, nem um livro mágico que caiu do céu. Pelo contrário, é simplesmente a Tradição escrita da Igreja, criada sob a inspiração de Deus. É 100% trabalho de Deus e 100% o trabalho da Igreja. Assim, em última análise, é apenas inteligível nos lábios da Igreja, que é o autor escolhido da história. Não compete nem desmente os ensinamentos da Igreja mais do que a cabeça compete com o coração. Ela se mantém como uma unidade; primeiro como uma história humana convincente e bela e então, quando percebemos seu verdadeiro significado, como uma história divina convincente e bela. Através do sacramento Credo e através da própria vida da Igreja, essa história é trazida à vida e fez respirar, enquanto a Igreja, por sua vez, cresce mais e mais à imagem de seu Senhor, contemplando Seu rosto nas Escrituras. E como católicos somos parte dessa Igreja e somos chamados a entrar na história: a história milagrosa e humana da Escritura e o Cristo que eles revelam tão fielmente. Isso, em poucas palavras, é o que é o estudo da Bíblia e o que a Igreja, com seu dom divino de equilíbrio, pode nos ajudar a fazer. a história milagrosa e humana da Escritura e o Cristo que eles revelam tão fielmente. Isso, em poucas palavras, é o que é o estudo da Bíblia e o que a Igreja, com seu dom divino de equilíbrio, pode nos ajudar a fazer. a história milagrosa e humana da Escritura e o Cristo que eles revelam tão fielmente. Isso, em poucas palavras, é o que é o estudo da Bíblia e o que a Igreja, com seu dom divino de equilíbrio, pode nos ajudar a fazer.
Entre o cético e o fundamentalista Entre o cético e o fundamentalista Reviewed by Pastor Ivo Costa on outubro 25, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.