ARTIGOS GOSPEL BRASIL

Josué 1: 1-9 Vivendo pelas promessas de Deus

Deixe-me fazer uma pergunta.
O que te mantém indo? Qual é a sua motivação para continuar fazendo o que você está fazendo?
Para Josué, sua motivação era saber que Deus cumpriria suas promessas.
Você vê, Josué seguiu os passos de Moisés. Ele seguiu Moisés como servo de Deus. Você pode imaginar como isso é sentido?
Moisés estava lá quando Deus libertou as pragas.
Moisés estava lá quando Deus dividiu o Mar Vermelho.
Moisés falou com uma pedra e saiu água.
Mas o povo rejeitou Moisés e a liderança de Deus. Então Deus disse: “Eu vou começar de novo.” Josué e Calebe foram os únicos a ver as promessas de Deus. Os outros 10 espiões nunca puderam. Então Deus enviou 2 milhões de pessoas no deserto na mais longa marcha fúnebre do mundo na história. Quarenta anos, eles marcharam e cada um dos 2 milhões de adultos morreu. Todos os que estavam na geração de Moisés morreram.
Então as pessoas morrem e Moisés morre e Deus toca Josué como o novo líder.
Então, uma vez por semana, Joshua e Caleb se encontravam para o café da manhã. Eles perguntavam uns aos outros: “Quantos você enterrou na semana passada?” Eventualmente, todos da geração de Moisés morreram.
O que manteve Josué indo após a morte de Moisés? As promessas de Deus.
Olha comigo em Josué:
“Eu te dei todo lugar onde a sola do teu pé pisa, assim como eu prometi a Moisés.” Josué 1: 3, HCSB
Deus cumpre Sua promessa ao povo de Josué 21.
“Então o Senhor deu a Israel toda a terra que jurou dar a seus pais, e eles tomaram posse e se estabeleceram ali. O Senhor lhes deu descanso de todos os lados de acordo com tudo o que ele havia jurado a seus pais. Nenhum de seus inimigos foi capaz de enfrentá-los, pois o Senhor entregou todos os seus inimigos para eles. Nenhuma das boas promessas que o Senhor fez à casa de Israel falhou. Tudo foi cumprido. ”Josué 21: 43–45, HCSB
No discurso de despedida de Josué, Josué reconheceu que Deus cumpriu sua promessa.
“Agora estou indo pelo caminho de toda a terra, e você sabe de todo o seu coração e de toda a sua alma que nenhuma das boas promessas que o Senhor seu Deus fez para você fracassou. Tudo foi cumprido por você; nenhuma promessa falhou. ”Josué 23:14, HCSB
Você sabe o que manteve Joshua indo? As promessas que Deus lhe devolveu quando Josué foi escolhido para liderar.
Deixe-me compartilhar uma verdade importante:
O mundo tende a viver de explicações. Por exemplo: por que isso acontece? O que devo fazer sobre isso?
O cristão vive nas promessas de Deus. Se você vai servir a Deus, você precisa aprender a confiar em Deus e em Suas promessas para você.
Mas, como vivemos neste mundo, tendemos a nos deparar com alguns perigos que podem impedir-nos de viver pelas promessas de Deus.
O perigo de olhar para trás 1: 2
“Moisés, meu servo, está morto. Agora tu e todo o povo se preparam para atravessar o Jordão para a terra que dou aos israelitas. ”Josué 1: 2, HCSB
Moisés é mencionado 6x em Josué 1: 1-9. Moisés também é mencionado 57x no livro de Josué. É muito fácil olhar para o que Deus fez no passado e pensar: não acho que posso seguir em frente.
A esposa de Lot cometeu esse erro. Por que ela olhou para trás de qualquer maneira? Eu não era porque ela vivia Sodoma. Jesus refere-se a este evento em Lucas:
“Lembre-se da esposa de Ló!” Lucas 17:32, HCSB
Jesus está comparando o tempo de Ló com o tempo do fim do mundo. Claro que tudo é familiar. As pessoas comem, bebem, se encontram e se casam. Eles têm filhos e trabalham. Coisas normais. Mas Deus é um Deus em movimento. Ele está sempre se movendo. Ele está sempre fazendo mais. Ele está avançando para o futuro.
O perigo que podemos encontrar é que olhamos para trás. Em vez de olhar para frente para ver o que Deus está fazendo, queremos olhar para o que achamos familiar. No começo de Josué, Moisés era familiar. Moisés, o único líder que o povo de Israel já teve - por quarenta anos. Agora, há um novo líder. O que as pessoas vão fazer sobre isso? O que Josué vai fazer sobre isso? Ele faz as mesmas coisas que Moisés? Na verdade, Joshua vai liderar de uma maneira completamente diferente. O povo de Deus vai seguir em frente. A coisa constante são as promessas, não as explicações.
O que devo fazer sobre isso? Devo fazer como Moisés? Deus diz: Eu te dei uma promessa - siga-me.
Esses dois primeiros versículos enfatizam a importância de viver de costas para o passado. Para mim, essas palavras de Deus para Josué precisam estar entre as mais importantes de toda a Bíblia. Deixe essas palavras "Moisés Meu servo está morto. Agora, portanto, surja ”rolando de novo e de novo em sua mente e em seu ministério. Estamos dispostos a viver de costas para o passado? Estamos dispostos a desafiar o nosso povo a viver de costas para o passado? 1
O PERIGO DE ESTAR AINDA 1: 3
“Eu te dei todo lugar onde a sola do teu pé pisa, assim como eu prometi a Moisés.” Josué 1: 3, HCSB
Cumprir as promessas de Deus requer que andemos pela fé.
“O Senhor me respondeu: Anote essa visão; inscreva-o claramente em tablets para que seja fácil lê-lo. Pois a visão ainda é para o tempo designado; isso testifica sobre o fim e não mentirá. Embora demore, espere, pois certamente virá e não chegará atrasado. Olha, o ego dele está inflado; ele é sem integridade. Mas o justo viverá da sua fé. ”Habacuque 2: 2–4, HCSB
Deus quer que continuemos nos movendo com ele. Quando ficamos parados, afundamos ou voltamos para trás. Deus não vai para trás, Ele está sempre se movendo para frente. As promessas de Deus são para hoje - não ontem. Quando você reivindica as promessas de Deus, pode ter vindo do seu passado, mas é sempre para o futuro.
Lembre-se de Peter e da caminhada na cena da água. Pedro vê Jesus e Jesus pediu-lhe para sair. Jesus estava fazendo uma promessa. Ele disse: Venha a mim. Peter saiu, até que os discípulos começaram a reclamar das ondas. Então Peter olhou para as ondas e ficou parado. Quando Peter ficou parado, as ondas o colocaram abaixo. Os outros discípulos não estavam andando. Eles estavam parados no barco. Esse foi o perigo. Porque quando você está parado como cristão, você verá as promessas de Deus cumpridas.
Agora eu não estou falando sobre tempos de quietude com Deus. Eu estou falando sobre tempos de servir a Deus. Quando você está servindo a Deus, você não está parado. Você precisa se manter em movimento e continuar fazendo o que Deus lhe pede para fazer. Às vezes queremos parar. Quando paramos e paramos, vamos afundar.
O perigo de dar 1: 5
“Ninguém será capaz de resistir a você enquanto viver. Eu estarei com você, assim como estava com Moisés. Não te deixarei nem te desampararei. ”Josué 1: 5, HCSB
Josué tinha 31 reis esperando por ele quando ele entrou na Terra Prometida. Joshua tinha muitos desafios pela frente. Portanto, não é fácil servir a Deus. Às vezes pode ser muito difícil servir a Deus. Mas Deus promete nunca deixar você.
Deus disse isso a Jacó em Gênesis 28:15, 31: 3 e 46: 2-3.
Jacob e Joshua tinham o mesmo tipo de sentimentos de solidão. Eles tinham a sensação de querer desistir de sua jornada. Mas Deus os tranquilizou, ao nos tranquilizar - que Deus sempre estará com você.
O PERIGO DE CORTAR CURTO 1: 6
““ Seja forte e corajoso, pois você distribuirá a terra que jurei a seus pais para dar-lhes como herança. ”Josué 1: 6, HCSB
Este verso fala sobre uma herança. A herança é a terra que Deus prometeu. A Bíblia fala sobre geografia às vezes. Nesta jornada que os israelitas estão seguindo, há três posições geográficas.
TRÊS POSIÇÕES GEOGRÁFICAS ESPIRITUAIS
Egito - isso representa o sistema mundial que nos mantém em escravidão. Podemos ser escravizados pelo mundo, pela nossa natureza carnal e por Satanás. O Egito representa isso. Os israelitas estavam em escravidão no Egito. Eles foram libertados de sua escravidão pelo sangue de um cordeiro.
  • Então, cada um de nós espiritualmente falando tem estado no Egito. Todos nós fomos colocados na escravidão espiritual. Jesus nos libertou dessa escravidão, morrendo por todos e cada um de nós na cruz.
    Canaã - Isto representa a reivindicação de herança para o povo de Israel. Para nós hoje, representa a herança que podemos reivindicar em Jesus Cristo. Quando aceitamos a Jesus Cristo e o que Ele fez para nos levar a Deus, podemos reivindicar uma herança.
  • Uma herança é algo que é dado por nossos pais para desfrutar. Assim como nossos pais terrenos nos dão uma herança, Deus nos dá uma herança. O que é essa herança? É um lugar para servir. Você vê, a vida eterna é o resultado de Deus querer nos trazer de volta para um relacionamento com ele. É o benefício do sacrifício de Jesus. Mas a herança é algo que Deus quer que você tenha agora nesta terra. Deus quer que você vá trabalhar, aproveitar a terra e servir ao Senhor.
    Deus não disse: “Eu te darei a terra sobre a qual você anda.” Ele disse: “Eu dei a você”. O mesmo é verdade hoje. Com relação às coisas de Deus, sempre que você escolher sair e engajar sua “sola”, essa terra já é sua. É uma questão de possuir sua posse. É uma questão de apropriação. Onde você quer colocar sua alma? Onde você quer plantar o pé e dizer: “Eu acredito em você por isso, Senhor. Estou saindo disso. Eu vou depois disso?
    Wilderness - O deserto representa a incapacidade de acreditar nas promessas de Deus.
  • Lembre-se do que os dez espias disseram quando deram seu relatório:
    "É como Deus disse, MAS ..."
    Existem gigantes na terra. É uma terra de muros fortes. Nós não somos capazes de conquistar a terra.
    Eles nunca negaram as promessas de Deus. Eles simplesmente não acreditavam que poderiam reivindicar as promessas de Deus.
    Você vai acreditar e reivindicar as promessas de Deus, ou você vai apenas vagar pelo deserto?
    O PERIGO DE RETIRAR 1: 7-9
    Acima de tudo, seja forte e muito corajoso para observar cuidadosamente toda a instrução que Meu servo Moisés lhe ordenou. Não vire para a direita ou para a esquerda, para que você tenha sucesso onde quer que vá. Este livro de instrução não deve sair de sua boca; você deve recitá-lo dia e noite para que possa observar cuidadosamente tudo escrito nele. Pois então você prosperará e terá sucesso em tudo o que fizer. Eu não te mandei: seja forte e corajoso? Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, está com você aonde quer que você vá. ”” Josué 1: 7–9, HCSB
    Deus diz nesses versículos para literalmente "murmurar" sobre as palavras. É como quando um homem judeu se curva e calmamente fala as palavras para si mesmo. Isso está murmurando e esse é o tipo de meditação que Deus tem em mente.
    Deus nos diz basicamente: “Vocês estão trabalhando para Mim!” Eu lhes darei as palavras e lhes darei as coisas a fazer.
    Agora, às vezes, ao longo do caminho, pensamos que podemos fazer melhor do que Deus. Deus chama esse orgulho. O orgulho nos trará problemas. O que te impede de ficar orgulhoso? Passar tempo com Deus em Sua Palavra.
    O Livro da Lei é o lugar das promessas de Deus. O Livro da Lei era a Bíblia que Josué conhecia. O Antigo Testamento era a Bíblia que Jesus leu. Toda a Bíblia que temos é o livro que Deus deu aos cristãos.
    Reivindicar as promessas de Deus requer que começamos o dia com a palavra de Deus. Nós não começamos o dia com “Good Morning Israel” ou o último noticiário, ou os sabonetes matinais.
    A obra de Deus é baseada nas promessas de Deus. Você não pode servir a Deus reivindicando as promessas de Deus. Você não pode reivindicar as promessas sem conhecer as promessas de Deus. Você não pode conhecer as promessas de Deus sem lê-las no Livro.
  • Josué 1: 1-9 Vivendo pelas promessas de Deus Josué 1: 1-9 Vivendo pelas promessas de Deus Reviewed by Pastor Ivo Costa on novembro 02, 2018 Rating: 5
    Tecnologia do Blogger.