Questão de fé



ESTUDO BÍBLICO – HEBREUS 11.1-12

 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. 11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. 12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. 


INTRODUÇÃO 

   O assunto fé é maravilhoso, a bíblia relata diversos exemplos de homens que a usaram para realizar grandes coisas. O próprio Jesus afirma que mesmo com uma fé muito pequena alguém pode realizar grandes obras, e nisto esta a maravilha. Conforme Mateus 17. 20 “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”. 
Com a fé, mesmo pequena, totalmente depositada no Senhor Jesus Cristo, o impossível se tornará possível. Conforme Lucas 1. 37 “Porque para Deus nada é impossível”. Ter fé é acreditar que Deus em sua plenitude pode realizar, no momento dele, o que se necessita. Somente adquire-se fé ao se dispor a ouvir a palavra de Deus. Conforme Romanos 10. 17 “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo”. 
Quando nossa fé está alicerçada em Deus, não existe impossível capaz de nos parar! 



ABRAÃO O PAI DA FÉ  

   Desde o início de sua história, conforme relata a bíblia, Abraão já se mostra um homem de fé, ao ouvir a voz de Deus, sair da sua terra e dentre seus familiares e peregrinar rumo a uma terra a qual não conhecia. 
Em Hebreus 11, no entanto, o destaque a ele, dentre outros homens de fé, refere- se ao momento quando Deus requer algo precioso de Abraão, seu próprio filho, conforme Gênesis 22. 2 “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”. 
A fé de Abraão era viva, e suas atitudes neste episódio, trazem grandes ensinos aqueles que também desejam ter uma fé com esta mesma qualidade. 
   Para ter uma fé viva, tem que ter sacrifício. O pedido de Deus foi “Toma o teu filho e oferece em holocausto”, Abraão estava pronto para colocar tudo que possuía no altar. A exemplo dele deve-se estar disposto a apresentar a vida em sacrifício a Deus. 
   Para ter uma fé viva, tem que ter obediência. Abraão se levantou de madrugada, e sem indagar a Deus, apenas obedeceu. Outro exemplo de obediência por fé é o de Noé, que não questionou sobre a construção da arca, e apenas a construiu. 
   Para ter uma fé viva, tem que ter esperança. A fé de Abraão era algo tão maravilhoso, e com esperança tão forte, que ele disse aos seus moços que voltaria, conforme Gênesis 22. 5 “E disse Abraão a seus moços: Ficai- vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós”. 
   Para ter uma fé viva, tem que acreditar na provisão de Deus. Há pessoas que dizem ter fé, no entanto, não acredita na provisão de Deus. Uma verdadeira fé viva mostra esta característica: acreditar na provisão de Deus. Conforme Gênesis 22.8 “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos”. 
   Para ter uma fé viva, tem que ter perseverança. Até o ultimo momento Abraão estava firme no pedido de Deus, ao ponto de levantar suas mãos com o cutelo para realizar o sacrifício, mas foi neste momento que Abraão demonstrou sua fé viva. 
A fé que na hora da provação falha não é fé e sim incredulidade. 


CONCLUSÃO

    Foi através da fé que Abraão obteve vitórias, conosco não será diferente, como houve a providencia de Deus para Abraão, haverá providencia de Deus para nossas vidas. Diante de toda essa situação que possamos estar vivendo sabemos que se permanecermos firme com nossa fé em Cristo, além das providencias que serão derramadas em nossa vida, no final de tudo é através da nossa fé que está reservada a salvação. 1 Pedro 1.9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 
Neste momento da sua vida, ate que chegue a providencia divina, onde uma fé perseverante está sendo necessária?